Quantcast
Channel: Notícias do Último Segundo: o que acontece no Brasil e no Mundo
Viewing all 109183 articles
Browse latest View live

STF nega pedido do PSC contra casamento gay em cartórios

$
0
0

Agência Brasil

Partido do pastor Marco Feliciano questionava resolução que garante celebração a união estável ou o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo em todo o Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux negou nesta terça-feira (28) mandado de segurança do PSC contra resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que obriga cartórios de todo o Brasil a celebrar a união estável ou o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Para o ministro, o CNJ tem competência para regulamentar questões internas da Justiça de acordo com valores constitucionais.

Casal é 'macho e fêmea', diz PSC ao questionar casamento gay no STF

Fux argumenta que a própria Constituição confere ao CNJ a tarefa de analisar a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do Judiciário usando como base os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Segundo o ministro, essa competência já foi reconhecida pelo Supremo ao confirmar resolução do conselho que proibia a prática de nepotismo no Judiciário.

Leia também: Cartórios são obrigados a celebrar casamento gay

“É de se ressaltar que tal postura se revela extremamente salutar e consentânea com a segurança e previsibilidade indispensáveis ao Estado democrático de direito, em geral, e à vida em sociedade, em particular, além de evitar, ou, pelo menos, amainar, comportamentos anti-isonômicos pelos órgãos estatais”, analisa.

Fux também entende que o PSC cometeu erro formal ao optar por um mandado de segurança para questionar a “lei em tese”. Ele acredita que a legenda deveria ter escolhido uma ação direta de inconstitucionalidade para tratar do tema.

Mais no iGay:
Veja o mapa mundi da união gay
Daniela Mercury e Malu Verçosa entram na campanha pelo casamento gay
Casamento igualitário: o que vivemos hoje era uma utopia sete anos atrás

O PSC alegava que o CNJ cometeu abuso de poder ao editar a norma, e que a resolução não pode ter validade sem passar pelo processo legislativo. Se a legenda recorrer, o caso deverá ser analisado pelo plenário do STF.


Câmara aprova proposta que eleva pena mínima para traficante

$
0
0

Agência Estado

Decisões foram tomadas na conclusão do projeto de lei que altera o sistema nacional antidrogas. Na semana passada, políticos já haviam regulado internação involuntária

Agência Estado

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28) o aumento da pena mínima para traficantes que fizerem parte de organização criminosa de 5 para 8 anos de prisão. A punição máxima continua em 15 anos. Na prática, a medida fará com que não seja mais possível iniciar o cumprimento deste tipo de pena em regime aberto. Os parlamentares aprovaram também a permissão de que pessoas físicas e jurídicas recebam dedução do Imposto de Renda por doações ou patrocínios a projetos de tratamento de dependentes. A proposta segue agora para o Senado.

As decisões foram tomadas na conclusão da votação do projeto que altera o sistema nacional antidrogas. Na semana passada, os parlamentares já tinham aprovado a criação de uma cota de reserva de empregos em licitações públicas com mais de 30 postos de trabalho para dependentes em recuperação. O projeto também regulamenta a internação involuntária, aquela que acontece sem o consentimento do usuário. Pelo texto, ela poderá ocorrer por pedido da família ou de profissional da área de saúde ou assistência social.

Aprovado projeto da nova lei antidrogas, que prevê internação involuntária

O principal debate na votação foi sobre o aumento de pena. O PT apresentou um destaque tentando retirar o artigo que tratava do tema. Os deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e José Genoino (PT-SP) comandaram o partido nessa direção. "Esse endurecimento da repressão, que não separa traficante de usuário, vai piorar a situação e criar uma falsa ilusão", disse Genoino. "Com essa lei, você poderá pegar quatro pessoas fumando maconha e enquadrar como organização criminosa", afirmou Teixeira.

A maioria do plenário, porém, defendeu que é preciso endurecer as penas. O relator, Givaldo Carimbão (PSB-AL), afirmou que o foco é punir traficantes, dando aos usuários o atendimento necessário para sua recuperação. Ele acatou uma emenda do PT que diz que, no caso de réu primário com pequena quantidade de droga, a pena pode ser reduzida de 1/6 a 2/3.

A possibilidade de dedução do IR de doações e patrocínio para projetos de tratamento também foi alvo de destaque da bancada do PT. O deputado José Genoino chegou a sinalizar que o governo pode vetar o trecho da proposta.

Entenda debate:
Manifestantes simulam distribuição de drogas com açúcar e doces em São Paulo

Parlamentares petistas destacaram que a medida pode fazer com que recursos que iriam para o Sistema Único de Saúde (SUS) sejam destinados a entidades privadas, como comunidades terapêuticas. A maioria, porém, entendeu que era necessário oferecer incentivos para o financiamento de políticas na área. O texto aprovado permite a dedução de até 30% das doações e patrocínios feitos, resguardados os limites da legislação do IR.

Em relação à internação involuntária, os deputados mantiveram texto aprovado na semana passada determinando que o pedido pode ser feito pela família ou profissional da área de saúde e assistência social. O PSDB tentou incluir uma emenda que determinava a participação do Ministério Público e de um juiz no processo, mas recuou diante de uma alteração prometida pelo relator para que o MP seja notificado da internação.

Relator aprova Barroso para STF; sabatina será dia 5

$
0
0

Agência Estado

Advogado constitucionalista irá ocupar vaga aberta com a aposentadoria de Ayres Britto

Agência Estado

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Vital do Rêgo (PMDB-PB), leu nesta quarta-feira seu relatório no qual aprova a indicação do advogado Luís Roberto Barroso para ocupar uma cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Para Vital, que fez a relatoria da indicação feita pela presidente Dilma Rousseff, Barroso reúne as condições necessárias para o cargo.

Barroso: Novo ministro do STF critica 'ativismo judicial' e defende equilíbrio de Poderes

Leia mais: Dilma escolhe o advogado Luís Roberto Barroso para vaga no STF

Nome: Indicação para o STF surpreende a comunidade jurídica

A sabatina do advogado está marcada para a quarta-feira da próxima semana, diz 5, na CCJ. Ele terá de passar por duas votações secretas, tanto na comissão como no plenário do Senado, para somente depois assumir o cargo.

Vital do Rêgo disse no relatório que Barroso atuou na ação promovida pelo governo do Rio de Janeiro referente à lei dos royalties do petróleo. Citou ainda a participação dele em processos como o das pesquisas com células tronco embrionárias, da equiparação das uniões homoafetivas a uniões estáveis convencionais e da interrupção de gestação de fetos anencéfalos.

"O indicado tem atuação proeminente, seja na atividade docente, na advocacia pública e na advocacia privada. Trata-se de um jurista de formação sólida, acadêmica, amplamente experimentado, de biografia relacionada aos esforços para a construção de uma cultura constitucional democrática em nosso País", disse Vital.

No cinema, "Faroeste Caboclo" mantém crítica social e amplia romance

$
0
0

Luísa Pécora

Fabrício Boliveira e Isis Valverde estrelam longa de René Sampaio inspirado em uma das músicas mais famosas da Legião Urbana

Quase 17 anos após a morte de Renato Russo, o melhor retrato do grande interesse por sua obra está nas salas de cinema. Depois de a cinebiografia "Somos Tão Jovens" ser vista por 1,5 milhão de espectadores em menos de um mês, nesta quinta-feira (30) estreia "Faroeste Caboclo", adaptação de uma das músicas mais conhecidas da Legião Urbana.

Leia também: "Sempre me arrepiei com 'Faroeste Caboclo'", diz Isis Valverde

Produzidos paralelamente e sem relação entre si, os dois filmes são bastante diferentes, mas retratam o mesmo cenário e época: a Brasília do final dos anos 1970 e início dos 1980. "Somos Tão Jovens" foca na juventude de Renato Russo e em como as experiências na cidade o formaram como artista, enquanto "Faroeste Caboclo" faz apenas breve menção à Legião Urbana, concentrando-se na ficção que o próprio cantor acreditava ser digna do cinema.

Leia também: Em "Somos Tão Jovens", ator impressiona como Renato Russo

Composta em 1979 e lançada em 1987, a música tem nove minutos de duração e 168 versos que contam a trajetória de João de Santo Cristo da infância à morte, numa narrativa com começo, meio e fim. O espírito e as principais passagens de "Faroeste Caboclo" foram preservados no filme, mas o diretor René Sampaio, estreante em longas, omitiu e alterou algumas partes, com a benção da família de Renato Russo.

Nas telas, Fabrício Boliveira é João de Santo Cristo, jovem negro e pobre que nasce na Bahia e, após vingar o assassinato do pai por um soldado, é enviado à Febem. Após cumprir sua pena e voltar à liberdade, se muda para Brasília e divide-se entre uma marcenaria e alguns trabalhos para o primo, o traficante Pablo (Cesar Trancoso).

Ouça: Seis músicas para entender o grupo Legião Urbana

A vontade de sair do crime aumenta quando Santo Cristo conhece Maria Lúcia (Isis Valverde), a rica filha de um senador (Marcos Paulo, em seu último papel), que se sente sozinha e entediada em meio às questões banais de sua turma de amigos.

A paixão entre o casal causa estranhamento no grupo e incomoda sobretudo Jeremias (Felipe Abib), um traficante playboy que rivaliza duas vezes com Santo Cristo: quer conquistar Maria Lúcia e dominar o mercado de venda de drogas.

A tensão entre Jeremias e Santo Cristo é responsável pelos momentos em que o filme mais se aproxima do faroeste, um gênero pouco desenvolvido no Brasil e para o qual Sampaio mostra ter talento. Até culminar no duelo final, a rivalidade entre o branco rico e o negro pobre mantém o forte tom de crítica social da letra de Renato Russo, sem excesso de didatismo e engajamento. 

Enquete: Para internauta do iG, "Faroeste Caboclo" é a melhor música da Legião Urbana

Nos momentos mais interessantes de "Faroeste Caboclo", Santo Cristo é um complexo anti-herói movido por um forte desejo de vingança, quase uma versão brasileira do Django de Quentin Tarantino. Violento, sim, mas justo e disposto a lutar contra o destino que lhe foi determinado.

É uma pena que esse lado sombrio da história fique em segundo plano, ofuscado pelo romance entre Santo Cristo e Maria Lúcia. Se na música a mocinha só aparece pouco antes da metade, no filme é presença marcante desde o início, uma escolha que dá ar juvenil e convencional a uma narrativa que poderia ir mais longe.

Veja o trailer de "Faroeste Caboclo":


"Se Beber, Não Case! - Parte 3" retorna às origens para tentar fazer graça

$
0
0

Luísa Pécora

Sem ressaca e sem casamento, terceiro e último filme da franquia leva Bradley Cooper e amigos de volta a Las Vegas

A aposta de Hollywood em sequências pode ser especialmente desafiadora para as comédias, que devem manter o espírito do primeiro filme sem contar piadas velhas. "Se Beber, Não Case! - Parte 3", que estreia nesta quinta-feira (30), é um exemplo dessa dificuldade: uma história que, transformada em franquia, perdeu o frescor que motivou seu sucesso.

Veja também: Os filmes campeões de sequência

Imagem do filme 'Se Beber, Não Case! - Parte 3'

Imagem do filme 'Se Beber, Não Case! - Parte 3'

Foto: Divulgação

Imagem do filme 'Se Beber, Não Case! - Parte 3'

Imagem do filme 'Se Beber, Não Case! - Parte 3'

Foto: Divulgação

Imagem do filme 'Se Beber, Não Case! - Parte 3'

Imagem do filme 'Se Beber, Não Case! - Parte 3'

Foto: Divulgação

Imagem do filme 'Se Beber, Não Case! - Parte 3'

Imagem do filme 'Se Beber, Não Case! - Parte 3'

Foto: Divulgação

Imagem do filme 'Se Beber, Não Case! - Parte 3'

Imagem do filme 'Se Beber, Não Case! - Parte 3'

Foto: Divulgação

Imagem do filme 'Se Beber, Não Case! - Parte 3'

Imagem do filme 'Se Beber, Não Case! - Parte 3'

Foto: Divulgação

Imagem do filme 'Se Beber, Não Case! - Parte 3'

Imagem do filme 'Se Beber, Não Case! - Parte 3'

Foto: Divulgação

Imagem do filme 'Se Beber, Não Case! - Parte 3'

Imagem do filme 'Se Beber, Não Case! - Parte 3'

Foto: Divulgação

Imagem do filme 'Se Beber, Não Case! - Parte 3'

Imagem do filme 'Se Beber, Não Case! - Parte 3'

Foto: Divulgação

Imagem do filme 'Se Beber, Não Case! - Parte 3'

Imagem do filme 'Se Beber, Não Case! - Parte 3'

Foto: Divulgação

Imagem do filme 'Se Beber, Não Case! - Parte 3'

Imagem do filme 'Se Beber, Não Case! - Parte 3'

Foto: Divulgação

Imagem do filme 'Se Beber, Não Case! - Parte 3'

Imagem do filme 'Se Beber, Não Case! - Parte 3'

Foto: Divulgação

Ainda que repetisse fórmulas de outros longas que celebram a amizade masculina, o primeiro "Se Beber, Não Case!" funcionava tão bem que parecia original. De um lado, tinha personagens clichês, mas carismáticos, capazes de provocar identificação com o público - o bonitão Phil (Bradley Cooper), o responsável Stu (Ed Helms) e o sem noção Alan (Zach Galifianakis).

Do outro, uma boa premissa: depois de uma noitada em Las Vegas, os três acordam sem se lembrar de nada e precisam seguir pistas e passar por situações absurdas para encontrar o quarto integrante do grupo, Doug (Justin Bartha), que está prestes a se casar.

Siga o iG Cultura no Twitter

Lançado em 2009, o longa dirigido por Todd Phillips foi um sucesso estrondoso: arrecadou mais de US$ 467 milhões (R$ 968,6 milhões) pelo mundo, alavancou a carreira dos protagonistas e inseriu o grupo conhecido como "Wolfpack" na cultura pop.

Dois anos depois, o segundo "Se Beber, Não Case!" chegou às telas com mais cara de remake do que de sequência. Incapaz ou pouco interessado em fazer um longa melhor, Phillips optou por deixá-lo maior: dobrou o orçamento e levou a Wolpack a Bangcoc, na Tailândia, para contar outra história de ressaca homérica.

Novamente os personagens estão reunidos para um casamento (o de Stu) e precisam encontrar alguém desaparecido (o irmão da noiva). As novidades se resumem a detalhes: sai o dente arrancado, entra a tatuagem no rosto; sai o tigre, entra o macaco; sai a garota de programa, entra o travesti.

Se o terceiro filme parece razoável, é, em grande parte, porque se trata de um enorme avanço em relação ao segundo. Possivelmente motivado pela enxurrada de críticas a "Se Beber, Não Case - Parte 2" (e que não o impediram de faturar US$ 586,7 milhões, ou R$ 1,2 bilhão), Phillips fez poucas, mas importantes mudanças estruturais: desta vez, não há nem o casamento do título em português nem a ressaca do original em inglês ("The Hangover").

Mais surtado que o normal, Alan é levado pelos demais membros da Wolfpack a uma clínica de reabilitação no Arizona. No meio do caminho, os quatro são abordados por Marshall (John Goodman), um criminoso que lhes obriga a aceitar uma missão: encontrar Leslie Chow (Ken Jeong), o alucinado asiático que cruzou o caminho do grupo nos dois primeiros filmes.

Como garantia, Marshall faz Doug refém e ameaça matá-lo caso o acordo não seja cumprido. Sem opção, Stu, Phil e Alan saem em busca de Chow, numa caçada que os leva a Tijuana, no México, e à mesma Las Vegas do primeiro filme.

O retorno ao passado implica em uma série de autorreferências e na volta de cenários e rostos conhecidos, como a atriz Heather Graham, o bebê Tyler/Carlos e o hotel Caesars Palace.

O trio principal continua carismático e, de vez em quando, o riso aparece. Mas, em geral, a volta às origens apenas reforça a sensação de que a Wolfpack já foi mais divertida.

Assista ao trailer de "Se Beber, Não Case! - Parte 3":


Falha afeta sistema de recarga do bilhete único em São Paulo

$
0
0

Agência Estado

Cerca de 10 mil pontos de venda e recarga dos sistema foram afetados. Segundo a SPTrans uma "instabilidade" provocou o problema para os usuários do cartão

Agência Estado

Uma falha técnica no sistema operacional da São Paulo Transportes (SPTrans) afetou a recarga do bilhete único nesta quarta-feira (29) na capital paulista. Cerca de 10 mil pontos de venda e recarga dos sistema foram afetados.

Aumento: Tarifas de ônibus, trem e Metrô vão subir para R$ 3,20 em São Paulo em junho

Segundo a SPTrans uma "instabilidade" provocou o problema para os usuários do cartão.

O bilhete único dá acesso ao sistema de transporte coletivo da cidade: ônibus, metrô e trens metropolitanos.Com o bilhete, os usuários podem fazer até quatro viagens pelo valor de uma única tarifa dentro de um período de três horas.

O sistema de recarga dos cartões ficou fora do ar por mais de 4 horas. A SPTrans informou, às 15h, que a situação já havia sido normalizada.

Conselho da ONU critica combatentes estrangeiros na Síria

$
0
0

iG São Paulo

Resolução pede investigação sobre abusos cometidos por forças de Assad e combatentes do libanês Hezbollah em Qusair; secretário-geral alerta que país está se desintegrando

Resolução aprovada nesta quarta-feira pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU reivindica uma investigação urgente sobre os supostos abusos cometidos por forças do regime de Bashar al-Assad e combatentes do grupo xiita libanês Hezbollah em Qusair, cidade Síria localizada perto da fronteira do Líbano, e pede mais acesso de ajuda humanitária e mais proteção aos civis.

Dia 20 em Qusair: Choque em cidade síria mata 28 membros do Hezbollah

Análise: Hezbollah assume riscos ao combater rebeldes sírios em defesa de Assad

A resolução, aprovada em uma reunião de emergência em Genebra por 36 votos contra 1 (voto da Venezuela), foi proposta pelos EUA, Turquia e Catar com o objetivo de pressionar por mais prestação de contas, proteção de civis e acesso à ajuda humanitária. Outras oito nações no órgão de 47 membros se abstiveram, enquanto duas estavam ausentes.

O documento foi aprovado no mesmo dia em que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou que a Síria está se desintegrando, conclamando apoio internacional a uma iniciativa russa-americana de levar o governo e a oposição à mesa de negociação. Ban afirmou que o conflito tem "profundas raízes políticas" e não será resolvido militarmente mesmo se as partes e alguns de seus partidários acreditarem que a solução militar é possível.

Medida: União Europeia levanta embargo de armas contra rebeldes sírios

Secretário da Defesa: EUA consideram armar rebeldes sírios

Rússia: Envio de defesa aérea à Síria detém intervenção estrangeira

"A Síria está desintegrando diante de nossos olhos", alertou em uma mensagem durante um encontro sobre Síria em Teerã, Irã. "O caos cria um terreno fértil para o radicalismo e ameaça cada vez mais a estabilidade regional."

O secretário-geral também deixou clara sua oposição ao envio de armas a quaisquer um dos lados do conflito e ao reforço militar promovido por grupos como o libanês Hezbollah. "Conclamo todas as partes a usar sua influência para ajudar a parar o fluxo de armas e para persuadir os grupos de fora a retirar combatentes da Síria", disse.

Nahum Sirotsky: Conflito sírio aumenta tensão de Israel com o libanês Hezbollah

Saiba mais: Veja o especial do iG sobre a Primavera Árabe

Na Comissão de Direitos Humanos, a comissária Navi Pillay estabeleceu o tom do debate, dizendo que a guerra civil síria está "saindo do controle" e representa um fracasso para proteger os cidadãos contra crimes de guerra e crimes contra a humanidade que agora são uma ocorrência rotineira. "A mensagem para todos nós deveria ser a mesma: não apoiaremos esse conflito com armas, munições, política ou religião", disse.

O conselho, que é o principal órgão da ONU para direitos humanos, manteve vários debates urgentes, sessões especiais e outras negociações sobre a Síria desde o início do conflito, há mais de dois anos, que até agora produziram nove resoluções, mas elas tiveram poucos efeitos em diminuir a espiral de violência.

De acordo com Pillay, a recente introdução de combatentes estrangeiros na Síria, onde cruzam fronteiras para apoiar o governo e a oposição, acrescentou um novo elemento perigoso que está desestabilizando a região.

Dia 28: Atiradores matam três soldados libaneses perto da fronteira síria

"Condenamos o papel direto do Hezbollah nas hostilidades, papel que inflama as tensões regionais, escala a violência dentro da Síria e incita a instabilidade no Líbano", disse a embaixadora dos EUA Eileen Chamberlain Donahoe sobre o regime de Assad e seus aliados.

O embaixador sírio Fayssal al-Hamwi acusou o Catar e a Turquia de "ter um grande papel no banho de sangue na Síria" ao ajudar a recrutar extremistas jihadistas de mais de 40 países, e classificou a resolução de parcial e motivada politicamente.

'Assad no poder até 2014'

Enquanto a ONU discutia a crise Síria, o ministro de Relações Exteriores do país, Walid al-Moallem, insistiu que Assad continuará no poder até as eleições de 2014, podendo concorrer a outro mandato, termos que dificultarão que a oposição concorde em participar de negociações para pôr fim à guerra civil.

Moallem também afirmou que qualquer acordo alcançado em tais negociações teria de ser posto em referendo, impondo uma nova condição que poderia complicar os esforços dos EUA e da Rússia em pôr os dois lados no encontro em Genebra, possivelmente no próximo mês.

Dia 5: Israel ataca instalações militares na área de Damasco, acusa Síria

Em uma entrevista à estação de TV libanesa Al-Mayadeen, o chanceler sírio também alertou que a Síria "retaliará imediatamente" se Israel atacar o território do país novamente. No início deste mês, aviões israelenses atingiram alvos perto da capital, Damasco, especificamente mísseis do Irã endereçados ao Hezbollah.

Ativistas: Ataque aéreo de Israel matou dezenas de soldados na Síria

NYT: Ataque de Israel na Síria é capítulo da longa 'batalha secreta' contra Irã

Os comentários de Moallem destacaram a grande distância entre o regime e a oposição em relação aos termos das negociações de Genebra, o único plano da comunidade internacional para tentar acabar com o conflito civil. A oposição reivindicou que a saída de Assad do poder seja o principal item da agenda do encontro.

*Com AP

Justiça revoga prisão e músicos e donos na boate Kiss vão responder em liberdade

$
0
0

iG São Paulo

Decisão foi tomada em benefício do músico da banda Gurizada Fandangueira e estendido aos demais réus. Incêndio deixou 242 mortos em Santa Maria, em janeiro deste ano

Os desembargadores da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul concederam, nesta quarta-feira (29), habeas corpus para a soltura do músico da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, indiciado por ser um dos reponsáveis pela morte 242 pessoas em janeiro deste ano, durante o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria. A liberdade foi estendida aos demais réus no processo, o músico Luciano Augusto Bonilha Leão; e os donos da boate, Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann.

Estavam no julgamento familiares de vítimas, que vieram de Santa Maria. O veredicto causou revolta entre os presentes, que chegaram a fazer uma pequena manifestação na frente do Tribunal de Justiça, em Porto Alegre.

Vítimas: Morre 242ª vítima de tragédia em boate de Santa Maria
Processo: Juiz aceita denúncia do MP contra oito acusados pelo incêndio da Kiss

A decisão foi tomada após a defesa de Marcelo de Jesus dos Santos impetrar o habeas corpus com pedido de revogação da prisão preventiva com o argumento de que ela não é necessária.  O relator do processo na 1ª Câmara Criminal foi o desembargador Manoel Martinez Lucas, que votou pela concessão do habeas. Segundo o magistrado, o juiz de Santa Maria elaborou uma minuciosa fundamentação para a prisão preventiva, na época, como garantia da ordem pública. No entanto, passados quatro meses da tragédia, não é possível admitir a garantia da ordem pública como fundamento geral e irrestrito para manter a prisão.

"No caso vertente, o douto magistrado a quo teceu longas considerações sobre o episódio da boate Kiss e suas dramáticas consequências, extravasando uma emoção consentânea com a comoção geral da comunidade, o que era compreensível e natural naquele momento, pois o Juiz também é homem e tem humanas reações, felizmente para seus jurisdicionados. Como adiantei, toda essa argumentação tinha razão de ser no momento em que lançada a decisão, mas, a meu juízo, já não se sustenta", afirmou o relator.

Veja especial do iG sobre o incêndio em Santa Maria
Imagens: Vídeos mostram o momento em que começou o incêndio na casa noturna

O magistrado destacou ainda que não se pode apontar periculosidade ou maldade nos réus, que não possuem antecedentes criminais. "Não se vislumbra na conduta dos réus elementos de crueldade, de hediondez, de absoluto desprezo pela vida humana que se encontram, infelizmente com frequência, em outros casos de homicídios e de delitos vários", afirmou o Desembargador.

Também participaram do julgamento o desembargador Julio Cesar Finger e a juíza de Direito convocada ao TJRS, Osnilda Pisa. 

*Com informações da Agência Estado

Veja imagens de algumas das vítimas do incêndio:

Bruno Portella Fricks se formou em Administração na Federal de Santa Maria e morreu no sábado (2/2). Estava internado em Porto Alegre

Bruno Portella Fricks se formou em Administração na Federal de Santa Maria e morreu no sábado (2/2). Estava internado em Porto Alegre

Foto: Reprodução/Facebook

Matheus Rafael Raschen, de 20 anos, estava internado em estado grave e morreu na noite de quinta-feira (31)

Matheus Rafael Raschen, de 20 anos, estava internado em estado grave e morreu na noite de quinta-feira (31)

Foto: Reprodução/Futurapress

Gustavo Marques foi a 1ª vítima a morrer no hospital. Ele teve mais de 70% do corpo queimado internamente

Gustavo Marques foi a 1ª vítima a morrer no hospital. Ele teve mais de 70% do corpo queimado internamente

Foto: Rerpodução/Facebook

Sandra Victorino Goulart era solteira, trabalhava nas Lojas Americanas e postou, minutos antes de sair de casa para a festa, a mensagem “Fuiii....”

Sandra Victorino Goulart era solteira, trabalhava nas Lojas Americanas e postou, minutos antes de sair de casa para a festa, a mensagem “Fuiii....”

Foto: Reprodução Facebook

Greicy Pazzini Bairro era estudante e nasceu em Manoel Viana (RS)

Greicy Pazzini Bairro era estudante e nasceu em Manoel Viana (RS)

Foto: Reprodução Facebook

Gilmara Quintanilha era estudante de Direito da Universidade de Santa Maria. Tinha 21 anos e era filha de dois policiais federais aposentados

Gilmara Quintanilha era estudante de Direito da Universidade de Santa Maria. Tinha 21 anos e era filha de dois policiais federais aposentados

Foto: Reprodução Facebook

Fernando Pellin trabalhava na Caixa Econômica Federal de Sarandi, tinha 23 anos e era fã de Jack Johnson, Beatles e John Lenon

Fernando Pellin trabalhava na Caixa Econômica Federal de Sarandi, tinha 23 anos e era fã de Jack Johnson, Beatles e John Lenon

Foto: Reprodução Facebook

Fábio José Cervinski era estudante de agronomia da Universidade Federal de Santa Maria e nasceu na cidade de Paim Filho. Faria 28 anos nesta segunda-feira

Fábio José Cervinski era estudante de agronomia da Universidade Federal de Santa Maria e nasceu na cidade de Paim Filho. Faria 28 anos nesta segunda-feira

Foto: Reprodução Facebook

Dionatham Kamphorst Paulo, 18 anos, morava em São Gabriel, cerca de 88 km de Santa Maria, era fã de Adele e de David Guetta. Ele teria ido à cidade apenas para ir à festa

Dionatham Kamphorst Paulo, 18 anos, morava em São Gabriel, cerca de 88 km de Santa Maria, era fã de Adele e de David Guetta. Ele teria ido à cidade apenas para ir à festa

Foto: Reprodução Facebook

Fã de reggae e da banda Linkin Park, Luiz Fernando Wagner era natural de Quaraí, município do RS que faz fronteira com o Uruguai

Fã de reggae e da banda Linkin Park, Luiz Fernando Wagner era natural de Quaraí, município do RS que faz fronteira com o Uruguai

Foto: Reprodução Facebook

Luis Felipe Piovesan era estudante de agronomia da Universidade Federal do RS, gostava de filmes, especialmente comédias, como as dos personagens Mr. Bean e Chaves

Luis Felipe Piovesan era estudante de agronomia da Universidade Federal do RS, gostava de filmes, especialmente comédias, como as dos personagens Mr. Bean e Chaves

Foto: Reprodução Facebook

Fã da dupla Jorge e Matheus, Luiz Eduardo Viegas Flores era escrevente no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e tinha estudado computação na UFSM

Fã da dupla Jorge e Matheus, Luiz Eduardo Viegas Flores era escrevente no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e tinha estudado computação na UFSM

Foto: Reprodução Facebook

Luiz Antonio Xisto era casado desde 2009 com Rosane Fernandes Rehermann, que também morreu na tragédia. Cursava medicina veterinária na UFSM

Luiz Antonio Xisto era casado desde 2009 com Rosane Fernandes Rehermann, que também morreu na tragédia. Cursava medicina veterinária na UFSM

Foto: Reprodução Facebook

Walter de Mello Cabistani tinha 20 anos e estudava Direito no Centro Universitário Franciscano (Unifra), em Santa Maria

Walter de Mello Cabistani tinha 20 anos e estudava Direito no Centro Universitário Franciscano (Unifra), em Santa Maria

Foto: Reprodução Facebook

Vitória Saccol estudava nutrição na Universidade Federal de Santa Maria

Vitória Saccol estudava nutrição na Universidade Federal de Santa Maria

Foto: Reprodução Facebook

Vinicios Paglnossim de Moraes nasceu em Santa Maria e estudava na Universidade Federal de Santa Maria. Torcedor do Internacional, gostava de jogar vídeo-game e de hip hop

Vinicios Paglnossim de Moraes nasceu em Santa Maria e estudava na Universidade Federal de Santa Maria. Torcedor do Internacional, gostava de jogar vídeo-game e de hip hop

Foto: Reprodução Facebook

Thanise Correa Garcia estudava filosofia na UNIFRA. Gostava muito de música e cinema. Suas bandas favoritas eram os Beatles e Los Hermanos

Thanise Correa Garcia estudava filosofia na UNIFRA. Gostava muito de música e cinema. Suas bandas favoritas eram os Beatles e Los Hermanos

Foto: Reprodução Facebook

Nascida em Guaraciaba, em Santa Catarina, Thais Zimermann Darif cursava veterinária na Universidade Federal de Santa Maria

Nascida em Guaraciaba, em Santa Catarina, Thais Zimermann Darif cursava veterinária na Universidade Federal de Santa Maria

Foto: Reprodução Facebook

João Paulo Pozzobom conseguiu se salvar, mas voltou para socorrer a namorada, Michele Cardoso, e ambos morreram. Era gremista e apaixonado por cavalos

João Paulo Pozzobom conseguiu se salvar, mas voltou para socorrer a namorada, Michele Cardoso, e ambos morreram. Era gremista e apaixonado por cavalos

Foto: Reprodução Facebook

João Carlos Barcellos trabalhava com Tecnologia da Informação na Escola Marista Santa Marta, em Santa Maria. Também era dono do SiteZoom, agência de fotos da região

João Carlos Barcellos trabalhava com Tecnologia da Informação na Escola Marista Santa Marta, em Santa Maria. Também era dono do SiteZoom, agência de fotos da região

Foto: Reprodução Facebook

Laureane Salapata era natural de Santo Ângelo. Em Santa Maria, estudava na Universidade. Estava na Kiss com a amiga Juliana Santos (de verde), outra vítima do incêndio

Laureane Salapata era natural de Santo Ângelo. Em Santa Maria, estudava na Universidade. Estava na Kiss com a amiga Juliana Santos (de verde), outra vítima do incêndio

Foto: Reprodução Facebook

Heitor Teixeira Gonçalves era de São Gabriel e estudava administração de empresas na UFSM. Adorava política e era vice-presidente do PP Jovem na cidade

Heitor Teixeira Gonçalves era de São Gabriel e estudava administração de empresas na UFSM. Adorava política e era vice-presidente do PP Jovem na cidade

Foto: Reprodução Facebook

Ilivelton Koglin morava em Santa Maria, mas havia estudado em Topi (RS). Gremista, gostava de futebol e atletismo, além de videogame e rock'roll

Ilivelton Koglin morava em Santa Maria, mas havia estudado em Topi (RS). Gremista, gostava de futebol e atletismo, além de videogame e rock'roll

Foto: Reprodução Facebook

João Aloisio Treulieb era formado em Turismo pela Unifra e faria aniversário no dia 29

João Aloisio Treulieb era formado em Turismo pela Unifra e faria aniversário no dia 29

Foto: Reprodução Facebook

Nascida em Tupanciretã, Juliana Oliveira dos Santos era estudante de enfermagem na UFSM e se definia em uma rede social como “amante de literatura”

Nascida em Tupanciretã, Juliana Oliveira dos Santos era estudante de enfermagem na UFSM e se definia em uma rede social como “amante de literatura”

Foto: Reprodução Facebook

Igor Stephan de Oliveira era estudante de Psicologia na UNIFRA - Centro Universitário Franciscano, em Santa Maria

Igor Stephan de Oliveira era estudante de Psicologia na UNIFRA - Centro Universitário Franciscano, em Santa Maria

Foto: Reprodução Facebook

Leandro Nunes da Silva era chamado pelos amigos de “Shupa”. Militar de 20 anos, estudava Administração e Arquivologia na UFSM e trabalhava em uma churrascaria

Leandro Nunes da Silva era chamado pelos amigos de “Shupa”. Militar de 20 anos, estudava Administração e Arquivologia na UFSM e trabalhava em uma churrascaria

Foto: Reprodução Facebook

Nascida em Santa Maria, onde ainda morava, Kelen Aline Karsten Favarin trabalhava nas Lojas Renner. Estava na boate com uma de suas melhores amigas, Viviane Tólio Soares

Nascida em Santa Maria, onde ainda morava, Kelen Aline Karsten Favarin trabalhava nas Lojas Renner. Estava na boate com uma de suas melhores amigas, Viviane Tólio Soares

Foto: Reprodução Facebook

Leandro Ávila Leivas era de Santa Maria e cursava agronomia na UFSM. Namorava a advogada Bruna Papalia, também vítima da tragédia. Segundo relatos, casal morreu abraçado

Leandro Ávila Leivas era de Santa Maria e cursava agronomia na UFSM. Namorava a advogada Bruna Papalia, também vítima da tragédia. Segundo relatos, casal morreu abraçado

Foto: Reprodução Facebook

Leonardo Karsburg era estudante de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria. Leonardo era solteiro, tinha duas irmãs e torcia pelo Grêmio

Leonardo Karsburg era estudante de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria. Leonardo era solteiro, tinha duas irmãs e torcia pelo Grêmio

Foto: Reprodução Facebook

Natural de São Luiz Gonzaga, Kelli Anne Azzolin estudou Farmacologia e Bioquímica. Tinha um irmão, que desabafou na rede social: "Lutoo!!! Vai com Deus Maninha"

Natural de São Luiz Gonzaga, Kelli Anne Azzolin estudou Farmacologia e Bioquímica. Tinha um irmão, que desabafou na rede social: "Lutoo!!! Vai com Deus Maninha"

Foto: Reprodução Facebook

Isabella Fiorini tinha 19 anos e estudava medicina veterinária na UFSM. Era de São Miguel do Oeste (SC)

Isabella Fiorini tinha 19 anos e estudava medicina veterinária na UFSM. Era de São Miguel do Oeste (SC)

Foto: Reprodução Facebook

Jaderson da Silva, conhecido como Tom, morreu aos 29 anos, tentando salvar a vida de amigos. Natural de Itaqui (RS), era formado em Tecnologia de Alimentos

Jaderson da Silva, conhecido como Tom, morreu aos 29 anos, tentando salvar a vida de amigos. Natural de Itaqui (RS), era formado em Tecnologia de Alimentos

Foto: Reprodução Facebook

Ivan Munchen era estudante de Medicina Veterinária da UFSM. Natural de Cândido Godói no Rio Grande do Sul, ele cursava o segundo semestre

Ivan Munchen era estudante de Medicina Veterinária da UFSM. Natural de Cândido Godói no Rio Grande do Sul, ele cursava o segundo semestre

Foto: Reprodução Facebook

Helena Polleto Dambrós tinha 20 anos e era estudante de Medicina Veterinária. Era natural de Ijuí, cidade próxima a Santa Maria

Helena Polleto Dambrós tinha 20 anos e era estudante de Medicina Veterinária. Era natural de Ijuí, cidade próxima a Santa Maria

Foto: Reprodução Facebook

Leonardo de Lima Machado era soldado do Exército e salvou vinte vidas antes de morrer na boate Kiss, de acordo com sua prima no Facebook. Gostava de esportes radicais

Leonardo de Lima Machado era soldado do Exército e salvou vinte vidas antes de morrer na boate Kiss, de acordo com sua prima no Facebook. Gostava de esportes radicais

Foto: Reprodução Facebook

Jacob Francisco Thiele tinha 22 anos e também era estudante da UFSM. Era gremista, adorava cavalos e participava de rodeios. Iria se formar em veterinária este ano

Jacob Francisco Thiele tinha 22 anos e também era estudante da UFSM. Era gremista, adorava cavalos e participava de rodeios. Iria se formar em veterinária este ano

Foto: Reprodução Facebook

Henrique Nemitz Martins era estudante da Universidade Federal de Santa Maria. Apaixonado por cavalos, adorava galopar com os amigos. Era gremista

Henrique Nemitz Martins era estudante da Universidade Federal de Santa Maria. Apaixonado por cavalos, adorava galopar com os amigos. Era gremista

Foto: Reprodução Facebook

Rogério Cardoso Ivaniski estudava administração na Faculdade Metodista de Santa Maria

Rogério Cardoso Ivaniski estudava administração na Faculdade Metodista de Santa Maria

Foto: Reprodução Facebook

Rodrigo Dellinghausen Bairros Costa era da Base Aérea de Santa Maria

Rodrigo Dellinghausen Bairros Costa era da Base Aérea de Santa Maria

Foto: Reprodução Facebook

Rhuan Scherer de Andrade era militar na Base Aérea de Santa Maria

Rhuan Scherer de Andrade era militar na Base Aérea de Santa Maria

Foto: Reprodução Facebook

Patrícia Pazzini Bairro morava em Santa Maria e era casada com Junior Lara. Deixa um filho pequeno

Patrícia Pazzini Bairro morava em Santa Maria e era casada com Junior Lara. Deixa um filho pequeno

Foto: Reprodução Facebook

Odomar Gonzaga Noronha cursava Ciências Econômicas na Universidade Federal de Santa Maria

Odomar Gonzaga Noronha cursava Ciências Econômicas na Universidade Federal de Santa Maria

Foto: Reprodução Facebook

Natasha Oliveira Urquiza era de Uruguaiana e estudava na Universidade Federal de Santa Maria

Natasha Oliveira Urquiza era de Uruguaiana e estudava na Universidade Federal de Santa Maria

Foto: Reprodução Facebook

Natana Pereira Canto morava em Santa Maria

Natana Pereira Canto morava em Santa Maria

Foto: Reprodução Facebook

Mauricio Loreto Jaime - cursava técnico em agronomia na Federal

Mauricio Loreto Jaime - cursava técnico em agronomia na Federal

Foto: Reprodução Facebook

Mariana Bona morava em Santa Maria. Era amiga de Mariana Comassetto, também morta no incêndio

Mariana Bona morava em Santa Maria. Era amiga de Mariana Comassetto, também morta no incêndio

Foto: Reprodução Twitter

Mariana Comassetto estudava na Universidade Federal de Santa Maria

Mariana Comassetto estudava na Universidade Federal de Santa Maria

Foto: Reprodução Facebook

Marfisa Caminha trabalhava na boate Kiss e era noiva. Deixa um filho

Marfisa Caminha trabalhava na boate Kiss e era noiva. Deixa um filho

Foto: Reprodução Facebook

Maicon Iensen era estudante de Educação Física na Universidade Federal de Santa Maria

Maicon Iensen era estudante de Educação Física na Universidade Federal de Santa Maria

Foto: Reprodução Facebook

Natural de Santa Maria, Cássio Garcez Biscaino era enfermeiro no Hospital Universitario de Santa Maria e ex-estudante da UFSM

Natural de Santa Maria, Cássio Garcez Biscaino era enfermeiro no Hospital Universitario de Santa Maria e ex-estudante da UFSM

Foto: Reprodução Facebook

Nascida em Entre Rios (RS), Ana Paula Anibaletto dos Santos era estudante de Medicina Veterinária da UFSM

Nascida em Entre Rios (RS), Ana Paula Anibaletto dos Santos era estudante de Medicina Veterinária da UFSM

Foto: Reprodução Facebook

Alan Rembem de Oliveira era natural de Santa Maria, estudava na Universidade Federal da cidade

Alan Rembem de Oliveira era natural de Santa Maria, estudava na Universidade Federal da cidade

Foto: Reprodução Facebook

Carolina Simões Corte Real era estudante de Tecnologia em Alimentos na Universidade Federal de Santa Maria

Carolina Simões Corte Real era estudante de Tecnologia em Alimentos na Universidade Federal de Santa Maria

Foto: Reprodução Facebook

Nascido em Jóia, Ariel Nunes Andreatta se mudou para Santa Maria em 2012, após se formar no Ensino Médio. Era estudante de Tecnologia de Alimentos na UFSM

Nascido em Jóia, Ariel Nunes Andreatta se mudou para Santa Maria em 2012, após se formar no Ensino Médio. Era estudante de Tecnologia de Alimentos na UFSM

Foto: Reprodução Facebook

Nascida em São Gabriel, Andrise Farias Nicoletti era estudante de agronomia na Universidade Federal de Santa Maria. Tinha acabado de completar 20 anos

Nascida em São Gabriel, Andrise Farias Nicoletti era estudante de agronomia na Universidade Federal de Santa Maria. Tinha acabado de completar 20 anos

Foto: Reprodução Facebook

Vinicius Montardo Rosado

Vinicius Montardo Rosado

Foto: Reprodução Facebook

Tiago Segabinazzi era de Uruguaiana e morava em Santa Maria, onde cursava Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Era torcedor do Grêmio

Tiago Segabinazzi era de Uruguaiana e morava em Santa Maria, onde cursava Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Era torcedor do Grêmio

Foto: Reprodução Facebook

Nascido em Ijuí, no Rio Grande do Sul, Thiago Amaro Cechinatto estudava agronomia na Universidade Federal de Santa Maria

Nascido em Ijuí, no Rio Grande do Sul, Thiago Amaro Cechinatto estudava agronomia na Universidade Federal de Santa Maria

Foto: Reprodução Facebook

Susiele Cassol, 19 anos, era estudante da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Namorada de Roger Dall’Agnol, que também morreu na boate Kiss, Susiele era fã da música sertaneja de Paula Fernandes e Jorge e Mateus

Susiele Cassol, 19 anos, era estudante da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Namorada de Roger Dall’Agnol, que também morreu na boate Kiss, Susiele era fã da música sertaneja de Paula Fernandes e Jorge e Mateus

Foto: Reprodução Facebook

Silvio Beuren Junior

Silvio Beuren Junior

Foto: Reprodução Facebook

Shaiana Tauchen Antolini, tinha 22 anos, era cantora profissional e promotora de eventos

Shaiana Tauchen Antolini, tinha 22 anos, era cantora profissional e promotora de eventos

Foto: Reprodução/Futurapress

Paula Batistella Gatto era estudante de Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria

Paula Batistella Gatto era estudante de Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria

Foto: Reprodução/Futurapress

Danilo Jaques, músico da banda Gurizada Fandangueira, que tocava no local

Danilo Jaques, músico da banda Gurizada Fandangueira, que tocava no local

Foto: Reprodução/Futurapress

Michele Cardoso era estudante de Odontologia e usou o Facebook para pedir socorro quando começou o incêndio

Michele Cardoso era estudante de Odontologia e usou o Facebook para pedir socorro quando começou o incêndio

Foto: Facebook/Reprodução

Melissa Berguemaier era estudante de Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria

Melissa Berguemaier era estudante de Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria

Foto: Facebook/Reprodução

Matheus Librelotto

Matheus Librelotto

Foto: Facebook/Reprodução

Martim Francisco Onofrio

Martim Francisco Onofrio

Foto: Facebook/Reprodução

Luísa Batistella Püttow

Luísa Batistella Püttow

Foto: Facebook/Reprodução

Natural de Nova Palma, no Rio Grande do Sul, Luciano Tagliapietra Esperidião era soldado do Exército e servia na unidade de Santa Maria

Natural de Nova Palma, no Rio Grande do Sul, Luciano Tagliapietra Esperidião era soldado do Exército e servia na unidade de Santa Maria

Foto: Facebook/Reprodução

Lucas Foggiato

Lucas Foggiato

Foto: Facebook/Reprodução

Luana Behr Vianna

Luana Behr Vianna

Foto: Facebook/Reprodução

Julia Cristofari Sául

Julia Cristofari Sául

Foto: Facebook/Reprodução

Natural de Cachoeira, Guilherme Pontes Gonçalves  era estudante de agronomia na Universidade Federal da cidade. Era namorado de Stefani Simeoni, também vítima do incêndio

Natural de Cachoeira, Guilherme Pontes Gonçalves era estudante de agronomia na Universidade Federal da cidade. Era namorado de Stefani Simeoni, também vítima do incêndio

Foto: Facebook/Reprodução

Gabriella dos Santos Saenger

Gabriella dos Santos Saenger

Foto: Facebook/Reprodução

Flavia De Carli Magalhães

Flavia De Carli Magalhães

Foto: Facebook/Reprodução

Bruno Kräulich era estudante de agronomia na Universidade Federal de Santa Maria

Bruno Kräulich era estudante de agronomia na Universidade Federal de Santa Maria

Foto: Facebook/Reprodução

Bruna Neu

Bruna Neu

Foto: Facebook/Reprodução

Bibiana Berleze era moradora de Santa Maria

Bibiana Berleze era moradora de Santa Maria

Foto: Facebook/Reprodução

Augusto Malezan morava em Santa Maria e havia se formado no Ensino Médio no final de 2011

Augusto Malezan morava em Santa Maria e havia se formado no Ensino Médio no final de 2011

Foto: Facebook/Reprodução

Augusto Sergio Krauspenhar era estudante de filosofia da Universidade Federal de Santa Maria, trabalhava como estagiário na 1ª Vara Cível da cidade e já havia se formado em direito

Augusto Sergio Krauspenhar era estudante de filosofia da Universidade Federal de Santa Maria, trabalhava como estagiário na 1ª Vara Cível da cidade e já havia se formado em direito

Foto: Facebook/Reprodução

Natural de Santa Maria, José Manuel da Cruz cursava Zootecnia na UFSM. Adorava cavalos e era fã de música sertaneja de raiz. Sua irmã, Mirella Cruz, também morreu na tragédia

Natural de Santa Maria, José Manuel da Cruz cursava Zootecnia na UFSM. Adorava cavalos e era fã de música sertaneja de raiz. Sua irmã, Mirella Cruz, também morreu na tragédia

Foto: Facebook/Reprodução

Miguel May

Miguel May

Foto: Facebook/Reprodução

Roger Dall Agnol morava em Paraí e trabalhava em uma empresa de basalto. Namorava Susiele Cassol, também morta no incêndio

Roger Dall Agnol morava em Paraí e trabalhava em uma empresa de basalto. Namorava Susiele Cassol, também morta no incêndio

Foto: Facebook/Reprodução

Maton Matana era estudante de Engenharia Florestal na Universidade Federal de Santa Maria

Maton Matana era estudante de Engenharia Florestal na Universidade Federal de Santa Maria

Foto: Facebook/Reprodução

Marcelo Salla estudava no Centro Universitário Franciscano

Marcelo Salla estudava no Centro Universitário Franciscano

Foto: Facebook/Reprodução

Bruna Papalia era advogada e tinha um escritório na cidade que levava seu nome

Bruna Papalia era advogada e tinha um escritório na cidade que levava seu nome

Foto: Facebook/Reprodução

Louise Brissow

Louise Brissow

Foto: Facebook/Reprodução

Vagner Rolim Marostega

Vagner Rolim Marostega

Foto: Facebook/Reprodução

Vinicius Greff tinha 24 anos, estudava Zootecnia na UFSM. Natural de Tupanciretã, torcia para o Grêmio

Vinicius Greff tinha 24 anos, estudava Zootecnia na UFSM. Natural de Tupanciretã, torcia para o Grêmio

Foto: Facebook/Reprodução

Ângelo Nicoloso Aita era morador da cidade de Cruz Alta e era estudante de Medicina Veterinária na UFSM

Ângelo Nicoloso Aita era morador da cidade de Cruz Alta e era estudante de Medicina Veterinária na UFSM

Foto: Facebook/Reprodução

Maria Mariana Ferreira

Maria Mariana Ferreira

Foto: Facebook/Reprodução

Natural de Campo Mourão, Luiz Fernando Donate tinha 18 anos e  cursava agronomia na Universidade Federal de Santa Maria

Natural de Campo Mourão, Luiz Fernando Donate tinha 18 anos e cursava agronomia na Universidade Federal de Santa Maria

Foto: Facebook/Reprodução

Tanise Cielo morava em Santa Maria

Tanise Cielo morava em Santa Maria

Foto: Facebook/Reprodução

Ruan Pendeza Callegaro

Ruan Pendeza Callegaro

Foto: Facebook/Reprodução

Giovani Simões

Giovani Simões

Foto: Facebook/Reprodução

Elisandro Oliveira Rolim

Elisandro Oliveira Rolim

Foto: Facebook/Reprodução

Benhur Retzlaff Rodrigues era estudante de engenharia civil na UFSM

Benhur Retzlaff Rodrigues era estudante de engenharia civil na UFSM

Foto: Reprodução/Facebook

Daniela Betega Ahmad

Daniela Betega Ahmad

Foto: Reprodução/Facebook

Juliana Speroni Lentz morava em Santa Maria, era estudante de agronomia na Universidade Federal de Santa Maria

Juliana Speroni Lentz morava em Santa Maria, era estudante de agronomia na Universidade Federal de Santa Maria

Foto: Reprodução/Facebook

Leonardo Machado de Lacerda tinha 28 anos e era Tenente formado na Academia Militar das Agulhas Negras. Após se salvar, ele entrou mais duas vezes na Kiss para tentar resgatar vítimas e morreu

Leonardo Machado de Lacerda tinha 28 anos e era Tenente formado na Academia Militar das Agulhas Negras. Após se salvar, ele entrou mais duas vezes na Kiss para tentar resgatar vítimas e morreu

Foto: Reprodução/Facebook

Lincon Turcato Carabagialle

Lincon Turcato Carabagialle

Foto: Reprodução/Facebook

Alex Giacomolli era estudante de agronomia da Universidade Federal de Santa Maria

Alex Giacomolli era estudante de agronomia da Universidade Federal de Santa Maria

Foto: Reprodução/Facebook

Stefani Posser Simeoni

Stefani Posser Simeoni

Foto: Reprodução/Facebook

Ricardo Dariva estudou Economia no Centro Universitário Franciscano, mais conhecido como UNIFRA, em Santa Maria

Ricardo Dariva estudou Economia no Centro Universitário Franciscano, mais conhecido como UNIFRA, em Santa Maria

Foto: Reprodução/Facebook

Rafael Quilião de Oliveira morava em Cachoeira do Sul e estudou na Universidade Federal do Pampa

Rafael Quilião de Oliveira morava em Cachoeira do Sul e estudou na Universidade Federal do Pampa

Foto: Reprodução/Facebook

Nascido em Santa Maria, Pedro Morgental morava em Porto Alegre

Nascido em Santa Maria, Pedro Morgental morava em Porto Alegre

Foto: Reprodução/Facebook

Nathiele Soares

Nathiele Soares

Foto: Reprodução/Facebook

Matheus Engers Rebolho

Matheus Engers Rebolho

Foto: Reprodução/Facebook


Justiça denuncia sete pessoas após pacientes morrerem durante ressonância

$
0
0

Agência Estado

Em Campinas, três pessoas receberam por engano injeção na veia de uma substância química usada nas indústrias, que provocou uma parada cardiorrespiratória nas vítimas

Agência Estado

A juíza da 1ª Vara Criminal de Campinas, Patrícia Pae Kim, aceitou a denúncia do Ministério Público contra sete pessoas acusadas pelo homicídio culposo (quando não há intenção de matar) de três pacientes no Hospital Vera Cruz, em Campinas, após exames de ressonância magnética, em janeiro deste ano.

Entenda o caso:
Três pessoas morrem após exame de ressonância em hospital de Campinas
Após mortes em Campinas, pacientes cancelam exames de ressonância
Polícia indicia seis pessoas por morte de pacientes em hospital de Campinas

As vítimas, dois homens de 36 e 39 anos e uma mulher de 29 anos, morreram logo após realizarem exames de ressonância no crânio, no dia 28 de janeiro. Segundo apurações da Polícia Civil, os três pacientes receberam por engano uma injeção na veia de 10 ml de uma substância química usada como isolante elétrico nas indústrias, que provocou uma parada cardiorrespiratória logo após os exames.

Com a aceitação da denúncia, nessa terça-feira (28), viraram réus no processo os dois donos da clínica Ressonância Magnética Campinas (RMC), os médicos José Luiz Cury Marins e Adilson Prando, e seus filhos, Marcos Marins e Patrícia Prando, administradores da clínica, que funciona dentro do hospital.

Além dos quatro donos, o promotor Carlos Ayres de Farias denunciou uma enfermeira e dois auxiliares de enfermagem. Os sócios e administradores da clínica vão ainda responder por fraude processual, por terem atrapalhado as investigações, ao omitir o uso do produto que provocou as mortes.

A Polícia Civil havia indiciado no inquérito apenas os donos e seus filhos pelas mortes por homicídio com dolo eventual (quando se assume o risco de matar). O produto que causou a morte, o perfluorocarbono, era usado na clínica sem o conhecimento das autoridades, em ressonâncias de próstata, sem contato com o organismo, para melhorar a qualidades das imagens. Ele era inserido no reto por balão ou colocado em bolsas plásticas sobre a barriga. A substância, porém, não pode entrar em contato com o sangue.

Queda de avião causa duas mortes em Sorocaba

$
0
0

Agência Estado

Aeronave pode ter sofrido uma pane já que piloto tentou fazer um pouso de emergência num terreno baldio. O avião atingiu, no entanto, a fachada de uma casa na região e explodiu

Agência Estado

A queda de um avião num bairro residencial causou a morte do piloto e do passageiro na tarde desta quarta-feira (29) em Sorocaba, a 92 km de São Paulo. A aeronave atingiu a fachada de uma casa e explodiu. O imóvel foi atingido pelo fogo, mas os moradores saíram pelos fundos e nada sofreram.

Leia também:
Anac fiscaliza aeronaves em seis aeroportos de São Paulo
Paraquedista morre ao ser atingido por avião durante salto

A casa vizinha também foi atingida parcialmente pelo fogo. Viaturas do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal deslocaram-se para o local. Um helicóptero Águia da Polícia Militar também foi acionado para socorro a possíveis vítimas.

O acidente aconteceu no Jardim São Guilherme, zona norte, a pouco mais de três quilômetros do aeroporto da cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o avião pode ter sofrido uma pane e o piloto tentou fazer um pouso de emergência num terreno baldio usado como campo de futebol. A manobra não foi completada.

Em nota, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) informou que se tratava de um avião anfíbio que decolara do aeroporto de Sorocaba às 15h26 com destino a Jundiaí, caindo logo após a decolagem. "A investigação das causas do acidente será realizada pela Aeronáutica", informou a nota.

Tempestade Bárbara torna-se furacão perto de maior refinaria do México

$
0
0

iG São Paulo

Funcionários em Oaxaca prepararam abrigos de emergência e suspenderam aulas em comunidades costeiras. Espera-se que tormenta perca força assim que tocar terra

A tempestade tropical Bárbara se tornou um furacão no Pacífico ao se aproximar da costa sul do México e tomou uma direção rumo à maior refinaria de petróleo do país, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos nesta quarta-feira. A estatal de petróleo Pemex disse mais cedo que sua refinaria estava operando normalmente.

Leia também: Tempestade tropical Bárbara ameaça costa do México

Os ventos do Bárbara atingiram 120 km/h de velocidade quando seu centro estava a 32 km de uma área pouco povoada na costa sul do México.

Funcionários no Estado de Oaxaca correram para preparar abrigos de emergência e suspenderam as aulas em comunidades costeiras à medida que a chuva começou a atingir a região.

A área da costa na cidade de Arriaga onde o Bárbara deve tocar terra é amplamente subdesenvolvida e pontuada por vilas de pescadores. Há a expectativa de que a tormenta perca força logo após atingir o continente. O México emitiu um alerta de furacão para a costa do Pacífico de Puerto Angel a Barra de Tonala.

O diretor de Defesa Civil de Oaxaca, Manuel Maza Sanchez, disse que os portos foram fechados à navegação nos resorts turísticos de Puerto Angel, Puerto Escondido e Huatulco, todos localizados a mais de 200 km a oeste. Segundo ele, a chuva que começou a cair nesta quarta inundou algumas casas.

*Com AP

Em novo livro, Bridget Jones tem problemas com bebedeira e Twitter

$
0
0

Reuters

"Não enviem mensagens quando estiverem bêbados", diz trecho da obra

Reuters

A personagem Bridget Jones, criação da britânica Helen Fielding, retorna para lutar contra suas inseguranças em um terceiro romance, intitulado "Bridget Jones: Mad About the Boy", que deve ser lançado em outubro, informou o editor Jonathan Cape.

A londrina de 30 e poucos anos, que surgiu em uma coluna de jornal na década de 1990 e se tornou um livro popular e tema de filmes, ficou um pouco mais velha e está às voltas com os desafios das mídias sociais.

Siga o iG Cultura no Twitter

Na nova história, ela lamenta mensagens enviadas quando estava embriagada, jeans apertados e não ter seguidores no Twitter.

"Não enviem mensagens quando estiverem bêbados", diz Bridget em um trecho do novo romance, divulgado nesta semana no Twitter e no Facebook. "Com o toque de um dedo um texto é disparado como uma bomba nuclear ou mísseis Exocet."

Não foram divulgados mais detalhes sobre a trama da nova obra.

"O Diário de Bridget Jones" saiu em 1996 e foi seguido por "Bridget Jones no Limite da Razão", em 1999. Os dois romances venderam mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo.

A atraente personagem atrapalhada apareceu em dois filmes estrelados por Renée Zellweger como Bridget, ao lado de Hugh Grant e Colin Firth.

Gurgel deve se aposentar ao deixar Procuradoria-Geral em agosto

$
0
0

Agência Brasil

Procurador-geral, responsável pela acusação durante o julgamento do mensalão, descartou o ingresso na advocacia como fez seu antecessor

Prestes a deixar a chefia da Procuradoria-Geral da República (PGR) após quatro anos de mandato, Roberto Gurgel disse que deverá se aposentar em seguida. Caso a opção se confirme, o procurador, de 58 anos, antecipará em mais de dez anos a data-limite para sair do serviço público, que é 70 anos. Gurgel deve ficar no cargo até o dia 15 de agosto.

Poder Online: Gurgel se diz frustrado em não estar no fim do julgamento do mensalão

“Estou examinando, mas provavelmente (a opção) é que realmente eu aposente”, disse, durante intervalo da sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira. Se permanecer no Ministério Público, Gurgel se juntará a outros 61 subprocuradores-gerais da República com atuação no Supremo, no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Embora não tenha definido se permanece no Ministério Público, o procurador-geral adianta que não há possibilidade de ingressar na advocacia privada. Esse foi o destino de seu antecessor, Antonio Fernando de Souza. Ao deixar o cargo em 2009, o autor da denúncia do mensalão se aposentou e abriu um escritório de advocacia.

Leia mais sobre o julgamento do mensalão:

Barbosa diz que recursos do mensalão serão julgados no segundo semestre

Veja as penas dos 25 condenados no julgamento do mensalão

Quanto ao andamento do processo do mensalão, Gurgel defende que seu sucessor siga a mesma linha de acusação dos últimos dois mandatos, pois acredita que o trabalho do Ministério Público deve ser marcado pela impessoalidade. “Não vejo qualquer motivo para que os réus comemorem minha saída, pois acho que o trabalho terá continuidade”, avalia.

A nomeação do novo procurador-geral é uma livre escolha da Presidência da República, que ainda não fez a indicação. No mês passado, a entidade de classe da categoria preparou lista tríplice com os três candidatos mais votados pelos profissionais da área. A lista é encabeçada pelo subprocurador-geral Rodrigo Janot.

Empregadores de 9 países dizem que 40% dos recém-formados são mal preparados

$
0
0

Agência Brasil

Percepção de instituições de ensino é diferente: 72% acreditam que eles estão prontos para trabalhar, segundo pesquisa da consultoria McKinsey & Company

Uma pesquisa sobre educação para o mercado de trabalho, abrangendo nove países, indicou que quase 40% dos empregadores ouvidos apontam a falta de competência como o principal motivo para que vagas destinadas a recém-formados deixem de ser preenchidas. A pesquisa Educação para o Trabalho: Desenhando um Sistema que Funcione, foi apresentada nesta quarta (29) pela consultoria McKinsey & Company.

Leia também: Cursos técnicos vão estimular empreendedorismo

Enquanto quase metade dos empregadores avaliam que os recém-formados não estão bem preparados para cargos do nível iniciante, as instituições de ensino têm percepção mais otimista. De acordo com a pesquisa, 72% delas acreditam que os recém-formados estão prontos para trabalhar. Entre os que terminam os estudos, 45% acreditam que estão adequadamente preparados.

O descompasso de percepções ocorre pela falta de integração entre os envolvidos, diz o texto. Em debate após a apresentação da pesquisa, Luís Norberto Pascoal, conselheiro da organização Todos pela Educação, defendeu a implementação de um diálogo entre o setor industrial e as instituições de ensino para formar profissionais bem-preparados. “Precisamos plantar essa educação integrada. As indústrias acham que o problema é do Estado, do indivíduo, e não fazem um olhar conjunto”, ressaltou.

Para o diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi, no casos dos estudantes saídos do ensino médio, a falta qualificação para o mercado de trabalho é evidente. “Grande parte dos jovens termina o ensino médio e não vai para a universidade, mas o sistema curricular é pensado para isso. Ele não dá instrumentos para o mercado profissional.” Durante o debate, o ensino técnico foi apontado como umas das saídas para facilitar a entrada desses estudantes no mercado de trabalho.

A importância da aprendizagem prática para facilitar a inserção no mercado de trabalho é percebida por 58% dos jovens que responderam à pesquisa. No entanto, apenas 24% dos formandos de cursos acadêmicos e 37% dos formandos de cursos profissionalizantes disseram ter gasto a maior parte de seu tempo dessa forma.

O relatório aponta três grandes desafios a serem superados para qualificar os jovens para o mercado de trabalho: a limitação de recursos das instituições de ensino e como encontrar um corpo docente qualificado, oportunidades insuficientes para proporcionar aos formandos uma aprendizagem prática e a resistência dos empregadores em investir em treinamento.

Os países avaliados na pesquisa são: Alemanha, Arábia Saudita, Brasil, Estados Unidos, Índia, Marrocos, México, Reino Unido e Turquia.

Negado habeas corpus a russo que invadiu quartel no Amazonas

$
0
0

Agência Estado

Tenente diz que estrangeiro afirmou ter pulado o muro para "para testar o treinamento dos soldados". Defensor argumenta que ele não fala português e queria visitar zoológico

Agência Estado

O Superior Tribunal Militar (STM) decidiu manter preso o cidadão russo Denis Alexandrovich Saltanov, de 42 anos, acusado de invadir o quartel do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) do Exército em Manaus (AM). O habeas corpus impetrado pela Defensoria Pública da União (DPU) em favor do estrangeiro foi negado pelo Plenário da Corte nesta quarta-feira (29). O pedido já havia sido negado liminarmente no último dia 17. Saltanov está preso desde 29 de abril em uma cela individual na 12ª Companhia de Polícia do Exército, na capital amazonense. A Embaixada da Rússia acompanha o caso.

Leia também:
Justiça revoga prisão e músicos e donos na boate Kiss vão responder em liberdade
Ponte em São Paulo muda de nome em homenagem a mãe de Milton Neves

Ao analisar o habeas corpus, o ministro José Coêlho Ferreira disse que não verificou qualquer ilegalidade ou abuso na prisão do russo. Segundo o magistrado, ao ingressar na unidade militar portando mochila e máquina fotográfica, o acusado sabia que agia contra a lei. O ministro afirmou ainda que a prisão cautelar está fundamentada em dispositivos do Código de Processo Penal Militar que foram recepcionados pela Constituição Brasileira. Por unanimidade, os ministros do STM acompanharam o voto do relator e mantiveram o curso normal da ação penal.

Em depoimento no procedimento aberto pelo Exército logo após a prisão em flagrante do russo, uma tenente disse que, ao perguntar o motivo que o levou a saltar para dentro do quartel, ele respondeu que pulou o muro "para testar o treinamento dos soldados", com visível "ar de deboche, sorrindo e gracejando". Um major afirmou que, ao perguntar se a atitude de pular muros de instalações militares seria comum em seu país de origem, o russo disse que não.

Ainda segundo o major, Saltanov disse que sabia que o que ele havia feito era contra a lei. Ao ser interrogado, em inglês, com a ajuda de um intérprete, Saltanov disse que pretendia visitar o zoológico (que fica dentro do GICS), mas que pretendia usar a entrada principal. Ele não disse por que decidiu pular o muro. Ao final, pediu para ver a identificação do escrivão que lavrou o auto de prisão em flagrante.

O defensor público da União Thomas Luchsinger disse que Saltanov nega que tenha dito que queria testar o treinamento dos soldados. Segundo o defensor, o estrangeiro pretendia visitar o zoológico, e pulou o muro para cortar caminho pela mata. Ele estava com um mapa que não dizia que ali era uma instalação militar. Além disso, as placas de perigo são em português, e Saltanov mal fala inglês, diz Luchsinger. A DPU já recorreu ao Supremo Tribunal Federal para soltar o russo. O habeas corpus será analisado pelo ministro Dias Toffoli.

Em 10 de maio, o Ministério Público denunciou o estrangeiro pelo crime de "penetrar em estabelecimento militar por onde seja defeso ou não haja passagem regular", previsto no artigo 302 do Código Penal Militar. Se condenado, ele pode pegar de seis meses e dois anos de detenção. Embaixada da Rússia informou que Saltanov não responde por nenhum crime em seu país.


Facebook reconhece erro e 'Dilma Bolada' decide manter perfil no ar

$
0
0

iG São Paulo

Sátira virtual da presidente Dilma Rousseff ameaçou deixar a rede social após ter piada em que critica o senador Aécio Neves (PSDB-MG) apagada; Facebook 'lamenta' erro

Autor do perfil “Dilma Bolada”, sátira virtual da presidente Dilma Rousseff, Jeferson Monteiro, de 23 anos, ameaçou encerrar a conta no Facebook nesta quarta-feira (29) após a rede social apagar uma piada direcionada ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) publicada no último sábado.

Leia mais: Dilma é a segunda mulher mais poderosa do mundo na lista da 'Forbes'

Pesquisa: Popularidade de Dilma bate novo recorde e atinge 79%, diz Ibope

Com a repercussão da ameaça do fim do perfil que reúne mais de 340 mil seguidores, o Facebook, em nota, disse “lamentar o inconveniente” e admitiu que o conteúdo foi removido de forma indevida, e recuperou o post perdido.

Com o reconhecimento do erro pelo Facebook, Jerfeson decidiu manter a conta na rede social. Em mais um comunicado, Dilma Bolada agradeceu o apoio dos internautas. "Um dia histórico para a internet brasileira: o Facebook voltou atrás na sua decisão, admitiu o erro, pediu desculpas e colocou no ar novamente o post que havia sido censurado no sábado à noite." E anunciou: "se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronta! Digo ao povo que fico!"

O caso

A piada foi elaborada após Jeferson assistir algumas inserções do PSDB na TV e ler uma matéria em que dizia que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) é réu por improbidade administrativa. Ele, então, resolveu fazer uma piada com a rivalidade do tucano com o governo presidente, assunto principal dos comerciais políticos. O texto, em que chama o senador de Sr. Never (nunca, em inglês), foi apagado cerca três horas depois da publicação.

Na TV: TSE suspende propaganda do PSDB centrada em Aécio

Poder Online: ‘Se fizer o DNA dos programas sociais, vai encontrar FHC’, diz Aécio

“Engraçado, quanto será que o Sr. Never está ganhando para contar piada no intervalo comercial no horário nobre!? Falar de ética, se fazer de santo e inventar mentira contra mim é mole, querido... quero ver falar do processo no qual você é acusado de desviar 4 BILHÕES DE REAIS da Saúde do tão maravilhoso estado de Minas Gerais que o senhor governou... Realmente, que gestão maravilhosa, a cara da tucanada... ÊTA TUCANO PIADISTA!!! Brasil, país rico é país com Presidenta que não leva desaforo pra casa. Sou do povo, pelo povo e para o povo. Sou linda, sou diva, sou Presidenta. SOU DILMA!!!”

Com o episódio, Jeferson disse em uma publicação como Dilma Bolada que iria refletir sobre a continuidade da página, pois, além de ter sido censurado, ele também estaria sofrendo constantes ataques de “pessoas opositoras e contrárias” ao governo.

A presidente Dilma Rousseff é a segunda mulher mais poderosa do mundo na lista da

A presidente Dilma Rousseff é a segunda mulher mais poderosa do mundo na lista da "Forbes"

Foto: Reprodução

Dilma, que ocupava o 95º lugar no ranking da revista havia três anos, ficou atrás apenas da chanceler alemã, Angela Merkel.

Dilma, que ocupava o 95º lugar no ranking da revista havia três anos, ficou atrás apenas da chanceler alemã, Angela Merkel.

Foto: Agência Brasil

Maduro encontra Dilma em visita ao Brasil

Maduro encontra Dilma em visita ao Brasil

Foto: ALAN SAMPAIO/iG BRASILIA

Aécio e Dilma se cumprimentam em cerimônia de abertura da ExpoZebu, em Uberaba, Minas Gerais

Aécio e Dilma se cumprimentam em cerimônia de abertura da ExpoZebu, em Uberaba, Minas Gerais

Foto: L. Adolfo/Futura Press

Ao lado do presidente boliviano, Evo Morales, e da presidente argentina, Cristina Kirchner, Dilma Rousseff acompanha posse de Maduro em Caracas

Ao lado do presidente boliviano, Evo Morales, e da presidente argentina, Cristina Kirchner, Dilma Rousseff acompanha posse de Maduro em Caracas

Foto: AP

Com Lula, presidente Dilma Rousseff comparece ao velório de Hugo Chávez em Caracas, na Venezuela

Com Lula, presidente Dilma Rousseff comparece ao velório de Hugo Chávez em Caracas, na Venezuela

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Ao lado de Wagner, Dilma participa de inauguração do estádio Arena Fonte Nova, em Salvador

Ao lado de Wagner, Dilma participa de inauguração do estádio Arena Fonte Nova, em Salvador

Foto: Governo da Bahia

A presidente Dilma Rousseff em visita ao Ceará

A presidente Dilma Rousseff em visita ao Ceará

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Dilma Rousseff cumprimenta papa após missa inaugural na Basílica de São Pedro, no Vaticano

Dilma Rousseff cumprimenta papa após missa inaugural na Basílica de São Pedro, no Vaticano

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Dilma usa crocs em evento com o primeiro-ministro da Rússia

Dilma usa crocs em evento com o primeiro-ministro da Rússia

Foto: Agência Brasil

Dilma vestiu gibão e chapéu de couro que ganhou do governador do Piauí, Wilson Martins (PSB)

Dilma vestiu gibão e chapéu de couro que ganhou do governador do Piauí, Wilson Martins (PSB)

Foto: Thiago Amaral/Governo do Piauí

Dilma enfrentou frio de 9ºC negativos em visita a Moscou, na Rússia

Dilma enfrentou frio de 9ºC negativos em visita a Moscou, na Rússia

Foto: Reuters

'El País' inclui Dilma Rousseff na lista dos 13 líderes iberoamericanos de 2012

'El País' inclui Dilma Rousseff na lista dos 13 líderes iberoamericanos de 2012

Foto: Reprodução

“É muito complicado que tenhamos pessoas com pensamentos tão limitados e conspiratórios que só pensem que as pessoas fazem as coisas por dinheiro. Dirijo-me ao Presidente deles (do PSDB) e peço que aconselhe seus filhotes e que eles tenham um pouco mais de bom senso e educação”, escreveu.

Em oito horas, a nota de esclarecimento de Dilma Bolada já tinha mais de 6.200 curtidas, 3.100 compartilhamentos e 1.600 comentários.

PF diz não ter recebido pedido de apoio para tirar índios de obra em Belo Monte

$
0
0

Agência Brasil

Ação policial para desocupação do canteiro, invadido pelos indígenas, depende da requisição do oficial de Justiça. Nativos pedem que seja feita consulta popular prévia

Encerrado o prazo para que os índios deixassem pacífica e voluntariamente o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, a Justiça ainda não solicitou à Polícia Federal (PF) apoio para desocupar o local. Apesar disso, além de policiais federais, há homens da Força Nacional, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar paraense monitorando a ocupação, que começou na madrugada de segunda-feira (27).

Imagens aéreas: Veja o impacto das obras de Belo Monte no Pará

Segundo o superintendente da PF no Pará, delegado Valdson José Rabelo, os agentes federais que se encontram no Sítio Belo Monte, canteiro localizado a 55 quilômetros de Altamira (PA), estão lá para garantir a integridade física e a segurança dos oficiais de Justiça e de outros servidores públicos que estejam cumprindo suas funções.

Rabelo explicou que a ação policial depende da requisição do oficial de Justiça encarregado de cumprir a sentença do juiz federal Sérgio Wolney de Oliveira Guedes, da subseção judiciária de Altamira (PA). Na tarde de terça-feira (28), o magistrado concedeu um prazo de 24 horas para que a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a União convencessem os índios a saírem pacífica e voluntariamente do canteiro. Nesta quarta (29), os índios recorreram da decisão, mas o juiz manteve sua sentença inicial. O prazo terminou às 17h30.

“Não recebi [da delegacia da PF em Altamira] a informação de que o oficial de Justiça já tenha requisitado reforço policial para cumprir a reintegração de posse”, disse o superintendente à Agência Brasil. Rabelo garantiu que, por se tratar de uma ação que requer “certo cuidado”, assim que o oficial de Justiça pedir apoio policial à delegacia em Altamira, isso terá que ser comunicado à superintendência.

Leia também:
Justiça dá prazo para que Funai convença índios a saírem de obra em Belo Monte
Indígenas mantêm ocupação no canteiro de obras de Belo Monte

“Iremos avaliar a situação e decidir as ações que terão que ser executadas e a melhor forma de tentarmos cumprir a decisão judicial com o menor transtorno possível. O que esperamos é que não seja necessário o emprego da força, que, como na última ocupação, no início do mês, quando os índios deixaram o local pacificamente, haja bom senso e o grupo deixe o canteiro”, acrescentou o superintendente.

Cartas a prefeito de Nova York podem conter veneno ricina, diz polícia

$
0
0

Reuters

Correspondências enviadas a Bloomberg e a seu grupo de controle de armas foram abertas em Nova York e Washington e abordavam debate sobre porte de armamentos

Reuters

Duas cartas endereçadas ao prefeito da cidade de Nova York, Michael Bloomberg, e a seu grupo de controle de armas continham um material que poderia ser o veneno fatal ricina e tinham conteúdo sobre o controle de armamentos, afirmou a polícia nesta quarta-feira.

A Obama: Preso homem suspeito de envolvimento em envio de cartas com ricina

O Departamento de Polícia de Nova York disse que testes iniciais nas duas cartas, abertas em Nova York e Washington DC, capital americana, indicaram a presença de ricina. Equipes de emergência que entraram em contato com as cartas apresentaram sintomas leves de exposição à ricina, disse a polícia.

O que é? : Ameaça bioterrorista, veneno ricina fez poucas vítimas

Uma das cartas foi aberta no domingo em Washington por Mark Glaze, o diretor do grupo Prefeitos Contra Armas Ilegais, fundado por Bloomberg e que faz lobby para leis de armas mais rígidas. A outra foi interceptada na sexta-feira em um local de postagem em Manhattan.

Ambos continham ameaças contra Bloomberg e mencionavam o debate sobre as armas, informou a polícia em um comunicado.

Furacão Bárbara chega ao sul do México

$
0
0

Reuters

Tormenta inunda ruas, derruba árvores e deixa dois mortos ao trazer fortes chuvas para região perto de maior refinaria de petróleo do país

Reuters

O furacão Bárbara chegou nesta quarta-feira à costa sul do México, no Pacífico, inundando ruas, derrubando árvores e matando dois homens ao trazer fortes chuvas para a região perto da maior refinaria de petróleo do país.

Leia também: Tempestade Bárbara torna-se furacão perto de maior refinaria do México

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (CNF) disse que o furacão estava 130 quilômetros a leste do porto de Salina Cruz, no Estado de Oaxaca, no sul. Os ventos sopravam com velocidade de até 120 quilômetros por hora.

O sistema se deslocava a norte-nordeste a cerca de 14 quilômetros por hora e deverá começar a perder força na noite desta quarta-feira.

"Estamos vendo ventos muito, muito fortes e chuvas intensas", disse o diretor dos serviços de emergência em Oaxaca, Manuel Maza. Ele afirmou que também havia registros de falta de energia na região.

A estatal petrolífera Pemex afirmou mais cedo nesta quarta-feira que sua maior refinaria, com capacidade para processar 330 mil barris de petróleo por dia, continuava operando normalmente em Salina Cruz.

Agentes de emergência disseram que um americano de 61 anos que estava na praia em Salinas Cruz se afogou durante a tempestade. Um mexicano de 26 anos morreu ao tentar cruzar um rio.

Portos da região que recebem embarcações pequenas foram fechados, e os serviços de emergência de Oaxaca começaram a retirar moradores de áreas vulneráveis, inclusive nos arredores da refinaria.

O CNF emitiu alerta de furacão para o trecho de Puerto Angel a Barra de Tonala, no litoral de Oaxaca, e um alerta de tempestade tropical entre Barra de Tonala e Boca de Pijijiapan, no vizinho Estado de Chiapas.

Os meteorologistas preveem chuvas de 100 a 200 milímetros em partes de Oaxaca e Chiapas e uma ressaca de 1 metro a 1,5 metro acima do nível normal das marés.

Soldado dos EUA admitirá massacre no Afeganistão para evitar pena de morte

$
0
0

Reuters

Robert Bales é acusado de matar 17 civis afegãos em aldeias de Kandahar no ano passado. Acordo com promotoria ainda tem de ser formalmente aceito por juiz do caso

Reuters

Um soldado americano acusado de matar 17 civis afegãos em um massacre no ano passado aceitou um acordo com a promotoria para evitar a pena de morte, disse um dos seus advogados na quarta-feira.

Mortes: Feto é listado como 17ª vítima de massacre de soldado no Afeganistão

Robert Bales: De uma pequena cidade em Ohio para o Afeganistão

Perfil: Saiba mais sobre o suspeito de massacre

Robert Bales, militar condecorado após quatro passagens pelo Iraque e o Afeganistão, é acusado de matar moradores de aldeias, principalmente mulheres e crianças, em ataques às suas residências em março de 2012 na Província de Kandahar (sul).

A advogada Emma Scanlan disse por email que ele aceitará as acusações de homicídio premeditado e se submeterá a partir de agosto a um júri militar que determinará se cabe a possibilidade de sursis na sua sentença de prisão perpétua.

Testemunho: Em blog, mulher de acusado de massacre afegão descreveu dor e saudade

Leia também: Na volta para casa, a cena trágica de um massacre afegão

Promotores militares dizem que Bale agiu sozinho e com aterrorizante premeditação quando, armado com uma pistola, um rifle e um lançador de granadas, fez duas saídas noturnas da sua base, voltando no meio do massacre para dizer a um colega: "Acabo de atirar em algumas pessoas."

Esse foi o pior massacre de civis cometido por um soldado insubordinado dos EUA desde a Guerra do Vietnã, incidente que abalou ainda mais as relações entre Washington e Cabul após mais de uma década de conflito no Afeganistão.

Teste: Soldado americano acusado de matar 16 afegãos faz exame de sanidade

Advogados de Bale vinham alegando que antes mesmo de ser mandado para o Afeganistão ele sofria de transtorno do estresse pós-traumático e de lesão cerebral.

O acordo ainda precisará ser formalmente aceito pelo juiz do caso e pelo general que comanda a base militar de Lewis-McChord, no noroeste dos EUA, onde o processo transcorre.

Viewing all 109183 articles
Browse latest View live