AP
Estudo foi feito a partir de dados coletados pelo Curiosity; Nasa planeja enviar nave tripulada para orbitar o planeta vermelho em meados de 2030
Astronautas que viajarem para Marte serão expostos a mais de 60% da radiação espacial recomendada em toda a sua vida profissional, é o que revela uma pesquisa realizada pela Nasa, a agência espacial americana, nesta quinta-feira (30). A estimativa não inclui o tempo de permanência na superfície marciana.
Conheça toda a tecnologia do Curiosity
Ida e volta em uma viagem estimada em seis meses correspondem a 662 milisieverts, mais de 60% do que é recomendado pelas agências espaciais internacionais como limite da dose de radiação espacial acumulada em toda a carreira de um astronauta, cerca de 1000 milisieverts.
Na Terra, pessoas comuns são expostas a cerca de 3 milisieverts por ano.
Leia também: Curiosity encontra mais indícios de água em Marte
Manutenção: Curiosity tem seu primeiro problema técnico em Marte
A dose é suficiente para aumentar o risco de câncer em cerca de 3%, mas especialistas alertam que os grande parte dos efeitos do ambiente espacial no corpo ainda são desconhecidos.
![Curiosity perfurou, pela segunda vez, uma de Marte (19/05) Curiosity perfurou, pela segunda vez, uma de Marte (19/05)]()
Curiosity perfurou, pela segunda vez, uma de Marte (19/05)
Foto: AP Photo/NASA/JPL-Caltech/MSSS
![Imagem do buraco cavado pelo robô Curiosity em Marte, no mês de março. Primeira perfuração mostrou condições favoráveis à vida em solo de marciano Imagem do buraco cavado pelo robô Curiosity em Marte, no mês de março. Primeira perfuração mostrou condições favoráveis à vida em solo de marciano]()
Imagem do buraco cavado pelo robô Curiosity em Marte, no mês de março. Primeira perfuração mostrou condições favoráveis à vida em solo de marciano
Foto: Nasa
![Local encontrado pela Nasa cuja geologia indica que a presença, há muito tempo, de água corrente. A escala mostra as dimensões das rochas Local encontrado pela Nasa cuja geologia indica que a presença, há muito tempo, de água corrente. A escala mostra as dimensões das rochas]()
Local encontrado pela Nasa cuja geologia indica que a presença, há muito tempo, de água corrente. A escala mostra as dimensões das rochas
Foto: NASA/JPL
![Local, batizado de John Klein, da cratera Gale onde o Curiosity vai iniciar suas perfurações Local, batizado de John Klein, da cratera Gale onde o Curiosity vai iniciar suas perfurações]()
Local, batizado de John Klein, da cratera Gale onde o Curiosity vai iniciar suas perfurações
Foto: NASA/JPL
![Composição com os tipos de solo de Marte: os dois de cima foram analisados pelo robô Spirit, o abaixo à esquerda é da Viking, e o abaixo à direita, do Curiosity Composição com os tipos de solo de Marte: os dois de cima foram analisados pelo robô Spirit, o abaixo à esquerda é da Viking, e o abaixo à direita, do Curiosity]()
Composição com os tipos de solo de Marte: os dois de cima foram analisados pelo robô Spirit, o abaixo à esquerda é da Viking, e o abaixo à direita, do Curiosity
Foto: NASA/JPL
![Composição de imagens do instrumento MAHLI criam auto retrato completo do Curiosity (1/11/2012) Composição de imagens do instrumento MAHLI criam auto retrato completo do Curiosity (1/11/2012)]()
Composição de imagens do instrumento MAHLI criam auto retrato completo do Curiosity (1/11/2012)
Foto: JPL/Nasa
![Imagem mostra retirada de amostra de solo marciano (E) e pá de do jipe-robô (D) Imagem mostra retirada de amostra de solo marciano (E) e pá de do jipe-robô (D)]()
Imagem mostra retirada de amostra de solo marciano (E) e pá de do jipe-robô (D)
Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS
![Gráfico mostra resultado da primeira análise do solo marciano pelo CheMin, do Curiosity Gráfico mostra resultado da primeira análise do solo marciano pelo CheMin, do Curiosity]()
Gráfico mostra resultado da primeira análise do solo marciano pelo CheMin, do Curiosity
Foto: NASA/JPL-Caltech/Ames
![Veja comparação de tipo de rocha encontrado em leito de rio em Marte (esquerda) e na Terra (direita) Veja comparação de tipo de rocha encontrado em leito de rio em Marte (esquerda) e na Terra (direita)]()
Veja comparação de tipo de rocha encontrado em leito de rio em Marte (esquerda) e na Terra (direita)
Foto: Nasa
![Na imagem um afloramento de rocha, sinal de um antigo leito de rio em Marte Na imagem um afloramento de rocha, sinal de um antigo leito de rio em Marte]()
Na imagem um afloramento de rocha, sinal de um antigo leito de rio em Marte
Foto: Nasa
![Lua marciana Phobos se sobrepõe ao disco solar em foto tirada pelo jipe-robô Curiosity no dia 13 de setembro Lua marciana Phobos se sobrepõe ao disco solar em foto tirada pelo jipe-robô Curiosity no dia 13 de setembro]()
Lua marciana Phobos se sobrepõe ao disco solar em foto tirada pelo jipe-robô Curiosity no dia 13 de setembro
Foto: AP
![Rocha medindo 25 cm de altura com 40 cm de largura na base será analisada pelo Jipe-robô em Marte Rocha medindo 25 cm de altura com 40 cm de largura na base será analisada pelo Jipe-robô em Marte]()
Rocha medindo 25 cm de altura com 40 cm de largura na base será analisada pelo Jipe-robô em Marte
Foto: AP
![Imagem mostra o APXS, sensor que identifica os elementos químicos do solo de Marte. A foto comprovou que o instrumento, no centro da imagem, não foi danificado (12/09) Imagem mostra o APXS, sensor que identifica os elementos químicos do solo de Marte. A foto comprovou que o instrumento, no centro da imagem, não foi danificado (12/09)]()
Imagem mostra o APXS, sensor que identifica os elementos químicos do solo de Marte. A foto comprovou que o instrumento, no centro da imagem, não foi danificado (12/09)
Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS
![Amostra de rocha basáltica da lava de um vulcão no Novo México foi usada na calibragem do APXS. (12/09) Amostra de rocha basáltica da lava de um vulcão no Novo México foi usada na calibragem do APXS. (12/09)]()
Amostra de rocha basáltica da lava de um vulcão no Novo México foi usada na calibragem do APXS. (12/09)
Foto: NASA/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems
![As três rodas do Curiosity podem ser vistas nesta combinação de duas imagens tiradas de uma das câmeras do Curiosity As três rodas do Curiosity podem ser vistas nesta combinação de duas imagens tiradas de uma das câmeras do Curiosity]()
As três rodas do Curiosity podem ser vistas nesta combinação de duas imagens tiradas de uma das câmeras do Curiosity
Foto: Nasa/JPL-Caltech
![Este "autorretrato" do mastro do Curiosity foi tirado com a câmera do braço robótico, a MAHLI, que estava com sua capa protetora contra poeira (8/9/2012) Este "autorretrato" do mastro do Curiosity foi tirado com a câmera do braço robótico, a MAHLI, que estava com sua capa protetora contra poeira (8/9/2012)]()
Este "autorretrato" do mastro do Curiosity foi tirado com a câmera do braço robótico, a MAHLI, que estava com sua capa protetora contra poeira (8/9/2012)
Foto: NASA/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems
![O instrumento MAHLI, visto pela câmera do mastro do robô. Cientistas examinaram as condições da câmera, que fica na extremidade do braço robótico do Curiosity (6/9/2012) O instrumento MAHLI, visto pela câmera do mastro do robô. Cientistas examinaram as condições da câmera, que fica na extremidade do braço robótico do Curiosity (6/9/2012)]()
O instrumento MAHLI, visto pela câmera do mastro do robô. Cientistas examinaram as condições da câmera, que fica na extremidade do braço robótico do Curiosity (6/9/2012)
Foto: NASA/JPL
![As marcas dos primeiros passeios do robô são vistas pela câmera na sonda Mars Reconnaissance Orbiter. O robô é ponto prateado e o local do pouso está em azul (6/9/2012) As marcas dos primeiros passeios do robô são vistas pela câmera na sonda Mars Reconnaissance Orbiter. O robô é ponto prateado e o local do pouso está em azul (6/9/2012)]()
As marcas dos primeiros passeios do robô são vistas pela câmera na sonda Mars Reconnaissance Orbiter. O robô é ponto prateado e o local do pouso está em azul (6/9/2012)
Foto: NASA/JPL
![Imagens da mesma sonda mostram o Pouso Bradbury (onde o robô tocou o solo marciano) e Glenelg, primeiro objetivo científico do Curiosity, antes do Monte Sharp (6/9/2012) Imagens da mesma sonda mostram o Pouso Bradbury (onde o robô tocou o solo marciano) e Glenelg, primeiro objetivo científico do Curiosity, antes do Monte Sharp (6/9/2012)]()
Imagens da mesma sonda mostram o Pouso Bradbury (onde o robô tocou o solo marciano) e Glenelg, primeiro objetivo científico do Curiosity, antes do Monte Sharp (6/9/2012)
Foto: NASA/JPL
![Curiosity inicia sua ida a Glenelg, andando por 16 metros em 28/08/2012 Curiosity inicia sua ida a Glenelg, andando por 16 metros em 28/08/2012]()
Curiosity inicia sua ida a Glenelg, andando por 16 metros em 28/08/2012
Foto: Nasa
![Rapper will.i.am na Nasa, com estudantes durante evento que transmitiu sua música direto de Marte (28/08/2012) Rapper will.i.am na Nasa, com estudantes durante evento que transmitiu sua música direto de Marte (28/08/2012)]()
Rapper will.i.am na Nasa, com estudantes durante evento que transmitiu sua música direto de Marte (28/08/2012)
Foto: Nasa
![Nova foto em alta resolução mostra o Monte Sharp, destino final do Curiosity (28/08) Nova foto em alta resolução mostra o Monte Sharp, destino final do Curiosity (28/08)]()
Nova foto em alta resolução mostra o Monte Sharp, destino final do Curiosity (28/08)
Foto: NASA/JPL
![Base do Monte Sharp, em Marte, com as cores corrigidas para se assemelhar as condições de iluminação da Terra (28/08) Base do Monte Sharp, em Marte, com as cores corrigidas para se assemelhar as condições de iluminação da Terra (28/08)]()
Base do Monte Sharp, em Marte, com as cores corrigidas para se assemelhar as condições de iluminação da Terra (28/08)
Foto: NASA/JPL
![Marcas do solo no segundo passeio do Curiosity, que aconteceu em 27/08 Marcas do solo no segundo passeio do Curiosity, que aconteceu em 27/08]()
Marcas do solo no segundo passeio do Curiosity, que aconteceu em 27/08
Foto: NASA/JPL
![Marcas dos pneus deixadas pelo robô no solo de Marte durante seu primeiro passeio-teste, em 22/08/2012 Marcas dos pneus deixadas pelo robô no solo de Marte durante seu primeiro passeio-teste, em 22/08/2012]()
Marcas dos pneus deixadas pelo robô no solo de Marte durante seu primeiro passeio-teste, em 22/08/2012
Foto: NASA/JPL
![Relógio mostra o horário em que engenheiros da Nasa e suas famílias estão vivendo, por causa do Curiosity (25/08) Relógio mostra o horário em que engenheiros da Nasa e suas famílias estão vivendo, por causa do Curiosity (25/08)]()
Relógio mostra o horário em que engenheiros da Nasa e suas famílias estão vivendo, por causa do Curiosity (25/08)
Foto: AP
![Foto panorâmica mostra marcas das rodas do Curiosity após seu primeiro passeio-teste (22/08/2012) Foto panorâmica mostra marcas das rodas do Curiosity após seu primeiro passeio-teste (22/08/2012)]()
Foto panorâmica mostra marcas das rodas do Curiosity após seu primeiro passeio-teste (22/08/2012)
Foto: NASA/JPL
![Imagem em alta resolução do braço robótico do Curiosity em ação (21/08/2012) Imagem em alta resolução do braço robótico do Curiosity em ação (21/08/2012)]()
Imagem em alta resolução do braço robótico do Curiosity em ação (21/08/2012)
Foto: NASA/JPL
![Imagem composta mostra o lado esquerdo do robô e as marcas que os foguetes de manobra deixaram no solo marciano no momento do pouso Imagem composta mostra o lado esquerdo do robô e as marcas que os foguetes de manobra deixaram no solo marciano no momento do pouso]()
Imagem composta mostra o lado esquerdo do robô e as marcas que os foguetes de manobra deixaram no solo marciano no momento do pouso
Foto: NASA/JPL
![Composição de fotos em baixa resolução mostra movimentação do braço robótico do Curiosity (21/08/2012) Composição de fotos em baixa resolução mostra movimentação do braço robótico do Curiosity (21/08/2012)]()
Composição de fotos em baixa resolução mostra movimentação do braço robótico do Curiosity (21/08/2012)
Foto: NASA/JPL
![Composição retrata o primeiro teste do laser pelo instrumento ChemCam, a bordo do Curiosity (19/08) Composição retrata o primeiro teste do laser pelo instrumento ChemCam, a bordo do Curiosity (19/08)]()
Composição retrata o primeiro teste do laser pelo instrumento ChemCam, a bordo do Curiosity (19/08)
Foto: Nasa
![Composição fotográfica mostra novo autorretrato do jipe-robô. É possível ver pedregulhos no deck, perto de vários instrumentos (17/08/2012) Composição fotográfica mostra novo autorretrato do jipe-robô. É possível ver pedregulhos no deck, perto de vários instrumentos (17/08/2012)]()
Composição fotográfica mostra novo autorretrato do jipe-robô. É possível ver pedregulhos no deck, perto de vários instrumentos (17/08/2012)
Foto: Nasa JPL
![Esta pedra foi a primeira escolhida pela Nasa para ser atingida com o laser do Curiosity, para analisar sua composição química (17/08) Esta pedra foi a primeira escolhida pela Nasa para ser atingida com o laser do Curiosity, para analisar sua composição química (17/08)]()
Esta pedra foi a primeira escolhida pela Nasa para ser atingida com o laser do Curiosity, para analisar sua composição química (17/08)
Foto: NASA/JPL
![Imagem colorizada feita pela sonda Mars Reconnaissance mostra o Curiosity e sua área de pouso (em azul) (17/08/2012) Imagem colorizada feita pela sonda Mars Reconnaissance mostra o Curiosity e sua área de pouso (em azul) (17/08/2012)]()
Imagem colorizada feita pela sonda Mars Reconnaissance mostra o Curiosity e sua área de pouso (em azul) (17/08/2012)
Foto: Nasa JPL
![Imagem aproximada mostra solo de Marte marcado pelo pouso do Curiosity Imagem aproximada mostra solo de Marte marcado pelo pouso do Curiosity]()
Imagem aproximada mostra solo de Marte marcado pelo pouso do Curiosity
Foto: NASA/JPL
![Base do Monte Sharp, destino principal do Curiosity. A imagem foi tratada para as cores se assimilarem ao que veríamos na Terra e a escala mostra as distâncias envolvidas Base do Monte Sharp, destino principal do Curiosity. A imagem foi tratada para as cores se assimilarem ao que veríamos na Terra e a escala mostra as distâncias envolvidas]()
Base do Monte Sharp, destino principal do Curiosity. A imagem foi tratada para as cores se assimilarem ao que veríamos na Terra e a escala mostra as distâncias envolvidas
Foto: Nasa JPL
![A imagem (feita com as sondas de Marte) mostra a cratera Gale e o Curiosity, um ponto verde na beirada inferior da foto - 14/08/2012 A imagem (feita com as sondas de Marte) mostra a cratera Gale e o Curiosity, um ponto verde na beirada inferior da foto - 14/08/2012]()
A imagem (feita com as sondas de Marte) mostra a cratera Gale e o Curiosity, um ponto verde na beirada inferior da foto - 14/08/2012
Foto: NASA/JPL
![O engenheiro Bobak Ferdowsi, 32 anos, com seu moicano e cabelo de estrelas, virou sensação na Internet e recebeu propostas de casamento (10/08/2012) O engenheiro Bobak Ferdowsi, 32 anos, com seu moicano e cabelo de estrelas, virou sensação na Internet e recebeu propostas de casamento (10/08/2012)]()
O engenheiro Bobak Ferdowsi, 32 anos, com seu moicano e cabelo de estrelas, virou sensação na Internet e recebeu propostas de casamento (10/08/2012)
Foto: Reuters
![Câmeras do mastro do jipe-robô fizeram um autorretrato do Curiosity (09/08/2012) Câmeras do mastro do jipe-robô fizeram um autorretrato do Curiosity (09/08/2012)]()
Câmeras do mastro do jipe-robô fizeram um autorretrato do Curiosity (09/08/2012)
Foto: NASA/JPL-Caltech
![Recorte da imagem panorâmica tirada pelo Curiosity mostra marcas da descida do jipe-robô no solo de Marte (09/08/2012) Recorte da imagem panorâmica tirada pelo Curiosity mostra marcas da descida do jipe-robô no solo de Marte (09/08/2012)]()
Recorte da imagem panorâmica tirada pelo Curiosity mostra marcas da descida do jipe-robô no solo de Marte (09/08/2012)
Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS
![A foto é uma montagem das duas primeiras imagens em alta resolução da superfície marciana tiradas pelo Curiosity. Na foto é possível observar a margem da cratera Gale (09/08/2012) A foto é uma montagem das duas primeiras imagens em alta resolução da superfície marciana tiradas pelo Curiosity. Na foto é possível observar a margem da cratera Gale (09/08/2012)]()
A foto é uma montagem das duas primeiras imagens em alta resolução da superfície marciana tiradas pelo Curiosity. Na foto é possível observar a margem da cratera Gale (09/08/2012)
Foto: Nasa/JPL-Caltech
![Nova foto em alta resolução mostra detalhes do escudo de proteção de calor do robô, que caiu durante o pouso (09/08/2012) Nova foto em alta resolução mostra detalhes do escudo de proteção de calor do robô, que caiu durante o pouso (09/08/2012)]()
Nova foto em alta resolução mostra detalhes do escudo de proteção de calor do robô, que caiu durante o pouso (09/08/2012)
Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS
![Imagem em 3D composta por imagens de câmeras na frente do jipe. A base do monte Sharp está no fundo da foto (08/08/2012) Imagem em 3D composta por imagens de câmeras na frente do jipe. A base do monte Sharp está no fundo da foto (08/08/2012)]()
Imagem em 3D composta por imagens de câmeras na frente do jipe. A base do monte Sharp está no fundo da foto (08/08/2012)
Foto: NASA/JPL
![Imagem de uma das câmera do Curiosity mostra a sombra do robô e mais ao fundo, o Monte Sharp, um dos destinos da missão (08/08/2012) Imagem de uma das câmera do Curiosity mostra a sombra do robô e mais ao fundo, o Monte Sharp, um dos destinos da missão (08/08/2012)]()
Imagem de uma das câmera do Curiosity mostra a sombra do robô e mais ao fundo, o Monte Sharp, um dos destinos da missão (08/08/2012)
Foto: NASA/JPL
![Onde cada parte caiu em Marte: guindaste (skycrane), paraquedas (parachute), escudo de proteção de calor (heatshield), casco (back shell) e o próprio Curiosity (08/08/2012) Onde cada parte caiu em Marte: guindaste (skycrane), paraquedas (parachute), escudo de proteção de calor (heatshield), casco (back shell) e o próprio Curiosity (08/08/2012)]()
Onde cada parte caiu em Marte: guindaste (skycrane), paraquedas (parachute), escudo de proteção de calor (heatshield), casco (back shell) e o próprio Curiosity (08/08/2012)
Foto: Nasa
![Imagem da câmera das costas do robô. A Nasa montará uma imagem panorâmica com todas as fotos enviadas pelo Curiosity (08/08/2012) Imagem da câmera das costas do robô. A Nasa montará uma imagem panorâmica com todas as fotos enviadas pelo Curiosity (08/08/2012)]()
Imagem da câmera das costas do robô. A Nasa montará uma imagem panorâmica com todas as fotos enviadas pelo Curiosity (08/08/2012)
Foto: NASA/JPL
![Nas divulga primeira imagem colorida da paisagem de Marte Nas divulga primeira imagem colorida da paisagem de Marte]()
Nas divulga primeira imagem colorida da paisagem de Marte
Foto: Nasa
![As primeiras imagens coloridas do Curiosity em Marte foram obtidas durante a descida do jipe-robô à superfície do planeta vermelho As primeiras imagens coloridas do Curiosity em Marte foram obtidas durante a descida do jipe-robô à superfície do planeta vermelho]()
As primeiras imagens coloridas do Curiosity em Marte foram obtidas durante a descida do jipe-robô à superfície do planeta vermelho
Foto: Nasa
![A chegada do Curiosity, com seu paraquedas, foi flagrada pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter. A chegada do Curiosity, com seu paraquedas, foi flagrada pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter.]()
A chegada do Curiosity, com seu paraquedas, foi flagrada pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter.
Foto: NASA/JPL
![Uma das primeiras imagens captadas de Marte pelo Curiosity mostra roda do jipe-robô Uma das primeiras imagens captadas de Marte pelo Curiosity mostra roda do jipe-robô]()
Uma das primeiras imagens captadas de Marte pelo Curiosity mostra roda do jipe-robô
Foto: AP
![Equipe do Mars Science Laboratory (MSL), na Califórnia, comemora logo após verem as primeiras imagens de que o Curiosity tinha pousado em Marte Equipe do Mars Science Laboratory (MSL), na Califórnia, comemora logo após verem as primeiras imagens de que o Curiosity tinha pousado em Marte]()
Equipe do Mars Science Laboratory (MSL), na Califórnia, comemora logo após verem as primeiras imagens de que o Curiosity tinha pousado em Marte
Foto: AP
![Equipe comemora descida do Curiosity. Da esquerda para direita: Richard Cook, gerente de projeto, Adam Steltzner, líder de pouso e decolagem e John Grotzinger, cientista Equipe comemora descida do Curiosity. Da esquerda para direita: Richard Cook, gerente de projeto, Adam Steltzner, líder de pouso e decolagem e John Grotzinger, cientista]()
Equipe comemora descida do Curiosity. Da esquerda para direita: Richard Cook, gerente de projeto, Adam Steltzner, líder de pouso e decolagem e John Grotzinger, cientista
Foto: AP
![Reprodução das primeiras imagens enviadas pelo Curiosity mostram pouso bem-sucedido em Marte Reprodução das primeiras imagens enviadas pelo Curiosity mostram pouso bem-sucedido em Marte]()
Reprodução das primeiras imagens enviadas pelo Curiosity mostram pouso bem-sucedido em Marte
Foto: Reprodução
![Curiosity vai buscar elementos essenciais para a vida, especialmente as substâncias orgânicas Curiosity vai buscar elementos essenciais para a vida, especialmente as substâncias orgânicas]()
Curiosity vai buscar elementos essenciais para a vida, especialmente as substâncias orgânicas
Foto: AP
![Cientistas levaram bandeiras americanas para a comemoração. Na imagem, Miguel San Martin (E), engenheiro chefe do Jet Propulsion Laboratory, comprimenta Adam Steltzner Cientistas levaram bandeiras americanas para a comemoração. Na imagem, Miguel San Martin (E), engenheiro chefe do Jet Propulsion Laboratory, comprimenta Adam Steltzner]()
Cientistas levaram bandeiras americanas para a comemoração. Na imagem, Miguel San Martin (E), engenheiro chefe do Jet Propulsion Laboratory, comprimenta Adam Steltzner
Foto: AP
![Em Nova York, transeuntes na Times Square param para acompanhar notícias sobre descida do Curiosity em Marte Em Nova York, transeuntes na Times Square param para acompanhar notícias sobre descida do Curiosity em Marte]()
Em Nova York, transeuntes na Times Square param para acompanhar notícias sobre descida do Curiosity em Marte
Foto: Reprodução/ Twitter Blue Milker
![Concepção artística mostra Curiosity se aproximando do planeta vermelho Concepção artística mostra Curiosity se aproximando do planeta vermelho]()
Concepção artística mostra Curiosity se aproximando do planeta vermelho
Foto: AP
![Pouso do Curiosity em cratera de Marte exigiu estratégia ousada. Equipe da Nasa acompanhou com ansiedade momento histórico da agência espacial americana Pouso do Curiosity em cratera de Marte exigiu estratégia ousada. Equipe da Nasa acompanhou com ansiedade momento histórico da agência espacial americana]()
Pouso do Curiosity em cratera de Marte exigiu estratégia ousada. Equipe da Nasa acompanhou com ansiedade momento histórico da agência espacial americana
Foto: AP
![Diretor da Nasa, Charles Bolder, fecha os olhos e parece se concentrar quando jipe-robô começa a descer em Marte Diretor da Nasa, Charles Bolder, fecha os olhos e parece se concentrar quando jipe-robô começa a descer em Marte]()
Diretor da Nasa, Charles Bolder, fecha os olhos e parece se concentrar quando jipe-robô começa a descer em Marte
Foto: AP
![O músico Will.i.am (D) do Black Eyed e o ex-astronauta Leland Melvin, participam de coletiva de imprensa no Jet Propulsion Laboratory, na Califórnia O músico Will.i.am (D) do Black Eyed e o ex-astronauta Leland Melvin, participam de coletiva de imprensa no Jet Propulsion Laboratory, na Califórnia]()
O músico Will.i.am (D) do Black Eyed e o ex-astronauta Leland Melvin, participam de coletiva de imprensa no Jet Propulsion Laboratory, na Califórnia
Foto: AP
“A dose é semelhante (a radiação) a que é exposto um corpo inteiro em tomografias realizadas a cada cinco ou seis dias” no período de um ano, disse o pesquisador Cary Zeitlin do Southwest Research Institute, no Colorado.
Os dados foram recolhidos por um sensor escondido dentro do jipe-robô da missão Curiosity. Lançado em 2011, as informações foram coletadas durante o trajeto de 8 meses e meio até Marte. A análise completa será publicada na edição de amanhã da revista Science.
Curiosity voou para Marte durante um período de atividade solar considerado de baixa a moderada intensidade. Uma eventual missão tripulada que seja lançada durante uma explosão solar ou tempestade iria encontrar muito mais radiação.
Leia mais:
Bactérias terrestres poderiam resistir em Marte, diz estudo
2012: o ano em que Marte voltou ao imaginário humano
Magnata quer mandar casal para a órbita de Marte
A Nasa pretende enviar uma tripulação para orbitar o planeta vermelho em meados da década de 2030, e já existem campanhas em busca de voluntários para um voo ao planeta vermelho. A quantidade de radiação só seria diminuída com um menor tempo de exposição, possível a partir da construção de um motor de foguete que acelere a viagem interplanetária, disseram os pesquisadores.
"Você quer chegar lá o mais rápido possível" para reduzir a exposição à radiação, afirmou Don Hassler, cientista responsável pelo instrumento de radiação a bordo Curiosity.
Com o avanço dos planos de exploração de áreas desconhecidas do espaço, a preocupação com a exposição à radiação aumenta. O campo magnético terrestre protege o planeta e desvia grande parte dessa radiação, e episódios desde explosões de supernovas que liberam raios cósmicos de alta energia a explosões esporádicas de partículas lançadas pelo sol entram no foco de pesquisadores.