Reuters
Presidente do México, que assumiu em 1º de dezembro, tem aprovação de 56%Mais da metade dos mexicanos aprova a gestão do presidente Enrique Peña Nieto, no momento em que seu governo conduz reformas consideradas importantes para fortalecer a economia, mas a insegurança e os resultados das medidas contra o crime organizado enfraquecem seus níveis de popularidade, mostrou nesta segunda-feira a primeira pesquisa desde que ele assumiu o governo.
Leia mais: Nova abordagem de presidente mexicano contra violência é questionável
Corrupção, economia e narcotráfico: Conheça os desafios de Peña Nieto
Uma pesquisa da consultoria Buendía y Laredo publicada pelo jornal El Universal revelou que Peña, que chegou à presidência em 1º de dezembro para uma gestão de seis anos, tem aprovação de 56%. Um total de 29% desaprovou o mandatário e 14% se mostraram indiferentes ao seu trabalho.
O nível de aprovação do atual presidente é ligeiramente menor que os 58% obtidos pelo conservador Felipe Calderón nos primeiros meses de governo, que começou com operações militares contra os violentos cartéis de drogas.
Relembre:
México: Peña Nieto, a imagem de um PRI renascido
Presidência: Peña Nieto leva PRI de volta ao poder no México, mas sem maioria sólida
Entrevista ao iG: Novo presidente do México quer parceria com o Brasil
A pesquisa foi feita de 7 a 12 de fevereiro com 1.000 pessoas e tem margem de erro de 3,5 pontos, para mais ou menos.
Peña ganhou as eleições do ano passado com 38,21% dos votos, seguido do esquerdista Andrés Manuel López Obrador, quem obteve 31,57%.