Reuters
Apesar do grande esforço de resgate, duas baleias morreram de causas naturais, segundo membro da Comissão de Conservação dos Peixes e Animais SelvagensVinte e uma baleias-piloto encalharam na costa Atlântica da Flórida no sábado, o que levou a um grande esforço de resgate e a perguntas sobre o que fez as criaturas saírem da água. "São 21 baleias no total, duas já morreram de causas naturais", disse Carli Segelson da Comissão de Conservação dos Peixes e Animais Selvagens da Flórida.
Leia também: Grupo de 82 baleias-piloto encalha no sul da Nova Zelândia
iG Explica: Por que as baleias encalham?
Ela falou de Fort Pierce, na Flórida, na costa Atlântica no centro-sul do Estado, onde as baleias, incluindo pelo menos dois filhotes, foram encontradas mais ou menos às 9h, horário local (8h em Brasília).
As autoridades norte-americanas estavam examinando as baleias para descobrir se elas poderiam ser reconduzidas para o mar, disse Segelson. Ela disse que baleias-piloto, que são consideradas muito inteligentes, frequentemente encalham em praias ao redor do mundo.
Tais incidentes têm sido muitas vezes atribuídos à infestação de parasitas que afetam o cérebro das baleias e a sua capacidade de permanecer na rota. Elas normalmente ficam em águas profundas, onde se alimentam de uma dieta que inclui lulas e polvos.
"Nesse momento a causa ainda não está clara", disse Segelson. Machos de baleias-piloto, que são normalmente pretos e maiores do que as fêmeas, podem chegar a medir seis metros e pesam até três toneladas.